Por Larissa Machado /larissamachado@sna.agr.br
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) abriu, na última (16), o protocolo de solicitação de crédito na esfera do Programa BNDES para Liquidação de Dívidas Rurais. A iniciativa dispõe de R$ 12 bilhões do governo federal para auxiliar na retomada do vigor econômico, bem como na recuperação dos produtores agropecuários que registraram perdas expressivas de safra.
Operações
A ação é direcionada para o apoio a produtores rurais, associações, condomínios rurais e cooperativas agrícolas localizados em áreas declaradas em estado de calamidade pública ou em situação de emergência reconhecidas pelo Governo Federal, em decorrência de eventos climáticos adversos, no período entre 2020 e 2024. As operações podem ser realizadas por meio da rede de instituições financeiras parceiras credenciadas ao BNDES.
Elegíveis
Serão elegíveis para a utilização do Programa, operações de crédito rural de custeio e investimento, além de Cédulas de Produto Rural – CPRs contratadas até 30 de junho de 2024 por produtores rurais com perdas superiores a 30% em duas ou mais safras, entre 2020 a 2025, e que estejam em municípios cujas perdas tenham ultrapassado 20% em duas de suas principais atividades agrícolas no mesmo período.
Do total de recursos, 40% estão reservados para produtores beneficiários do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf) e do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp), segmentos mais suscetíveis aos impactos das perdas de safra.
Com informações da Agência BNDES
Fonte: SNA