As condições climáticas afetam diretamente o estabelecimento e desenvolvimento das lavouras. Considerando que a soja é a cultura mais cultivada na safra de verão, e que a planta apresenta grande requerimento hídrico, acompanhar as previsões climáticas é determinante para embasar práticas de manejo, bem como posicionar a cultura visando mitigar os efeitos do déficit hídrico.
Em mais uma atualização do Boletim do Sistema Tempocampo da ESALQ, o pesquisador Fábio Marin traz atualizações sobre o clima. Conforme destacado por Fábio, em grande parte do país, as chuvas do mês de Novembro foram expressivas, contribuindo para a melhoria das condições hídricas do solo, favorecendo a semeadura e estabelecimento das lavouras no campo.
Com relação as previsões para o mês de Dezembro, para os primeiros 15 dias, os prognósticos indicam bons volumes de chuvas, entretanto, considerando o mês inteiro, as previsões climáticas indicam grande probabilidade da ocorrência de chuvas baixo da média para o período, especialmente para o Sul do Brasil.
Embora com maior incerteza, havendo divergências entre modelos climatológicos, os prognósticos climáticos para o mês de Janeiro indicam a ocorrência de chuvas dentro da média para o período, com variações entre regiões. Para Fevereiro de 2025, o cenário não muda muito. Embora com grande incerteza por se tratar de uma previsão a longo prazo, os modelos climatológicos indicam condições favoráveis para a maioria do território brasileiro, com bons volumes de chuva.