InícioDestaqueBroca-das-axilas: potencial de dano e estratégias de manejo

Broca-das-axilas: potencial de dano e estratégias de manejo

No Brasil, a broca-das-axilas (Epinotia aporema) é uma praga secundária na cultura da soja, porém, em outros países como a Argentina a praga é uma das principais da soja, e no Uruguai, presente nas lavouras desde 1970. Isso, pode estar associado ao seu desenvolvimento favorecido em locais com temperaturas mais baixas, e climas secos. Vale ressaltar que o ataque dessa praga pode também ocorrer nas diversas regiões produtoras de soja, especialmente naquelas que enfrentam períodos de estiagem, condição essa favorável ao seu desenvolvimento.

Na safra 22/23 houve a ocorrência desta praga na região sul do Brasil, aparecimento esse potencializado pelo período de déficit hídrico ocorrido em parte da região, logo, nessas condições de clima, a praga requer atenção devido ao potencial de dano e à dificuldade de controle. Vale ressaltar que apesar da preocupação de muitos produtores, a broca-das-axilas tem pequena capacidade de reduzir a produtividade da soja, até porque, ela é uma praga mais de final de ciclo que aparece no reprodutivo danificando o ponteiro da planta ou melhor o ponto de crescimento da soja.

Foto: Dr.ª Eng.ª Agr.ª Ana Paula Rockenbach

O Ataque da E. aporema está muito associado ao ciclo da cultivar da soja, e também por sua época de semeadura. Por isso, cultivares com ciclo de maturação mais tardio e semeadas no final da época de semeadura são mais atacadas (CORRÊA & SMITH). Por se tratar de uma broca, seu controle com inseticidas é dificultado, devido a mesma estar protegida dentro da planta. Os sintomas de ataque dessa praga são de fácil identificação, a lagarta enrola as pontas do ponteiro (Imagem 1) e também cria galerias nos colmos das plantas (Imagem 2). As larvas da broca-das-axilas se encontram na cultura da soja nos trifólios recém formados.

Com relação a tomada de decisão quanto a necessidade de controle, a Embrapa Soja recomenda o monitoramento e aplicação de inseticidas químicos apenas quando 50% ou mais das plantas apresentarem sintomas de ataque, pois, se houver a normalidade das chuvas essas lagartas tendem a morrer. A utilização de defensivos preventivos ao ataque da broca-das-axilas não é recomendada pois não traz benefícios para a produtividade, então economicamente não se torna viável.

O refúgio para áreas que apresentam biotecnologia Bt é importante para que exista uma menor incidência da broca-das-axilas resistentes à proteína inseticida, a primeira geração de Bt foi disponibilizada para ser comercializada no Brasil em 2013. Para o funcionamento desta ferramenta é necessário o cultivo de soja não-Bt em pelo menos 20% da área semeada com uma distância não mais que 800m de de uma área onde se utilizou a tecnologia Bt.

Ressalta-se, que uma forma de evitar o ataque das lagartas é com a utilização de sementes de soja com a tecnologia Bt, que possuem a proteína Cry1Ac, que combate diferentes tipos de lagartas. Porém a Embrapa Soja relatou que na presente safra 22/23 existiam populações de broca-das-axilas com resistência a biotecnologia Bt, principalmente nas regiões do centro-norte do Paraná e sul do estado de São Paulo.

Por: Eduarda Seger da Silva Pinheiro e Pedro Rockenbach, acadêmicos do curso de Agronomia da UFSM, campus Frederico Westphalen, membro do Programa de Educação Tutorial- PET Ciências Agrárias, sob acompanhamento do tutor, professor Dr. Claudir José Basso.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

A importância do MIP-Soja. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://www.embrapa.br/documents/1344498/2767727/praticas-de-manejo-de-pragas-utilizadas-na-soja-e-seu-impacto-sobre-a-cultura.pdf/162ba58e-520a-4816-84a2-2a80bee9be0e#:~:text=O%20uso%20do%20pano%2Dde>. Acesso em: 14 fev. 2023.

SIQUEIRA, P. R. E.; SIQUEIRA, P. R. B. Incidência de danos da broca dos ponteiros em diferentes genótipos de soja. Ciência Rural, v. 42, n. 12, p. 2120–2126, 16 out. 2012.

Embrapa Soja orienta sobre manejo de broca-das-axilas resistentes à soja-Bt na safra 22/23. Disponível em: <https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/76913749/embrapa-soja-orienta-sobre-manejo-de-broca-das-axilas-resistentes-a-soja-bt-na-safra-2223>. Acesso em: 10 fev. 2023.

Embrapa Soja Ocorrência de Crocidosema aporema em soja-Bt na safra 22/23 e principais orientações de manejo. Disponível em: <https://www.embrapa.br/documents/1355202/1529289/Nota+Tecnica+-+Ocorr%C3%AAncia+de+Crocidosema+aporema+em+soja-Bt+na+safra+22-23+e+principais+orienta%C3%A7%C3%B5es+de+manejo.pdf/b0307618-7870-b7d1-ea82-e721e68fcb0c>. Acesso em: 10 fev.2023.

Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares