• Movimento Sou de Algodão divulga iniciativa SouABR para  rastreabilidade do produto;
  • Evento reuniu Abrapa, Reserva e BASF para discutir a contribuição dos diferentes elos da cadeia;
  • Brasil é o maior produtor de algodão responsável do mundo e 81% da última safra é certificada.

Sustentabilidade, qualidade e rastreabilidade são diferenciais do algodão brasileiro. A cadeia produtivida da fibra apresenta os atributos do produto nacional ao divulgar o inédito Programa SouABR (Algodão Brasileiro Responsável) e ao comemorar os 5 anos do Movimento Sou de Algodão. Este foi o tema do bate-papo que reuniu lideranças em evento realizado na plataforma Fazenda BASF.

SouABR é a primeira iniciativa de rastreabilidade, em larga escala, da cadeia têxtil nacional. O programa SouABR, através da tecnologia blockchain, permite rastrear o algodão certificado ABR (Algodão Brasileiro Responsável) desde a fazenda de origem até a varejista. De acordo com o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Júlio Cézar Busato, os agricultores têm que cumprir uma série de exigências socioambientais para ter a fibra certificada.

Nosso programa é o mais completo em sustentabilidade em nível mundial e 81% de todo algodão produzido no Brasil tem o selo ABR”, afirma Busato. Ele conta que esta é uma iniciativa inédita globalmente e que vem para “coroar o Movimento Sou de Algodão”, criado em 2016 com o objetivo de valorizar a fibra nacional.

A Reserva é a primeira marca a comercializar peças de roupas com a rastreabilidade do programa SouABR. Claudia Moraes, diretora de Sourcing do grupo AR&CO, participou da conversa e justificou que este pioneirismo está alinhado com o propósito de transparência da empresa.  Ela explica que a Reserva quer mostrar a origem certificada do produto. A novidade ainda contribui para a garantia de que as peças são originais.

“A Reserva sofre muito com falsificação. A identificação atrelada ao QR Code nos ajuda neste sentido. Temos esta responsabilidade de que o cliente vai comprar a peça original e de que não há mão de obra infantil e escrava em nossa cadeia. O consumidor precisa entender de onde vem o produto e sentir orgulho porque a empresa cuida da sustentabilidade, das pessoas e do mundo”, conta Moraes, que acredita no crescimento do projeto. 

Com o fornecimento de insumos agrícolas para o cultivo do algodoeiro, com sementes, proteção de cultivos e ferramentas digitais, a BASF é mais um elo desta cadeia. Para que o algodão se transforme em roupas e outros produtos, há um longo processo que começa com a escolha da semente.

O líder de Negócios de Sementes de Algodão de Soluções para Agricultura da BASF, Warley Palota, disse que ao desenvolver a genética da semente é necessário alinhar as necessidades de produção dos agricultores e da indústria têxtil com foco em longevidade, rentabilidade e sustentabilidade.

“Estamos desenvolvendo a semente que será plantada daqui 10 a 15 anos. Pensando no agricultor, queremos facilitar o manejo da lavoura com plantas mais resistentes a pragas e doenças e que permitem o uso mais racional dos insumos. Ao mesmo tempo, também cuidamos da qualidade da fibra, olhando o mercado e as tendências de consumo”, afirma Palota.

Durante toda a conversa, os participantes destacaram a importância do Movimento Sou de Algodão em mostrar os diferenciais do produto nacional. Além de abastacer a indústria têxtil brasileira, o presidente da Abrapa ressaltou que o Brasil é o segundo maior exportador de algodão e o quarto produtor mundial da fibra. Busato acredita que em breve o país, que já tem a maior produtividade de algodão não-irrigado, será o maior exportador mundial – sendo possível crescer com tecnologia e sustentabilidade.

A conversa foi mediada por Luciano Thomé e Castro, diretor da consultoria Markestrat. O conteúdo transmitido ao vivo na Fazenda BASF, hub de conteúdo do agronegócio, ficará disponível na plataforma. Basta acessar a área do auditório da Fazenda BASF e clicar em Vídeos on Demand: https://fazenda-agro.basf.com/.

Foto: Cadeia Produtiva do Algodão – Divulgação BASF

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Sobre a Divisão de Soluções para Agricultura da BASF

Com uma população em rápido crescimento, o mundo está cada vez mais dependente da nossa capacidade de desenvolver e manter uma agricultura sustentável e ambientes saudáveis. Trabalhando com agricultores, profissionais agrícolas, especialistas em gestão de pragas e outros, é nosso papel ajudar a tornar isso possível. É por isso que investimos em uma forte estrutura R&D e em um amplo portfólio, incluindo sementes e melhoramento genético, proteção química e biológica de cultivos, manejo do solo, fitossanidade, controle de pragas e agricultura digital. Com equipes de especialistas em laboratório, campo, escritório e produção, conectamos pensamento inovador e a ação realista para criar ideias do mundo real que funcionam – para agricultores, sociedade e o planeta. Em 2020, nossa divisão gerou vendas de €7,66 bilhões.

Para mais informações, visite www.agriculture.basf.com ou qualquer um dos nossos canais de mídia social.

Sobre a BASF

A BASF, empresa alemã e líder mundial na área Química, comemora em 2021, 110 anos de presença no Brasil. Ao longo desse período, a empresa tem investido em produtos e soluções para os diferentes segmentos da indústria brasileira, ressaltando a sustentabilidade e a inovação como temas transversais e considerados chave para o sucesso da companhia. Do total de mais de 110 mil colaboradores da BASF no mundo, 5.850 deles na América do Sul, sendo 5.850 colaboradores América do Sul e 4.215 no Brasil – todos atuam com o propósito de criar química para um futuro sustentável, em um ambiente inclusivo, aberto e criativo, que preza por uma cultura de respeito e diversidade. ​

Com oito unidades fabris no Brasil, a BASF tem como compromisso uma atuação responsável em parceria com clientes e com as comunidades onde está inserida. O portfólio da empresa está organizado em seis segmentos: Químicos, Materiais, Soluções Industriais, Tecnologias de Superfície, Nutrição & Cuidados e Soluções para Agricultura. A BASF gerou vendas de € 59 bilhões em 2020 e investiu cerca de € 2 bilhões em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e soluções. 

​Para mais informações, acesse: www.basf.com.

Fonte: Assessoria de imprensa BASF

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