InícioDestaqueCaracterísticas biológicas da cigarrinha-do-milho (Dalbulus maidis)

Características biológicas da cigarrinha-do-milho (Dalbulus maidis)

Até então, pelo que se conhece, a cigarrinha-do-milho (Dalbulus maidis) é o único inseto vetor dos molicutes (espiroplasma e fitoplasma) causadores dos enfezamentos na cultura do milho. Quando o inseto se alimenta de plantas com os enfezamentos, o inseto-vetor adquire na seiva do floema os molicutes (um ou ambos), que se multiplicam nos tecidos da sua glândula salivar, e após período latente de cerca de 3 a 4 semanas, torna-se infectante. A cigarrinha infectante, ao se alimentar da seiva de uma plântula sadia, transmite o(s) molicute(s), infectando essa planta (Sabato; Barros; Oliveira, 2016).

Tecnicamente, como a capacidade da cigarrinha em transmitir a doença esta diretamente relacionada com o número de indivíduos infectados, ainda não existe nível de ação pré-estabelecido para o controle da cigarrinha-do-milho, sendo mais usual, realizar o controle químico quando constatada a presença da praga, especialmente em áreas com histórico de ocorrência da doença.

Contudo, conhecer a biologia da cigarrinha-do-milho pode contribuir para a tomada de decisão frente a necessidade de realização de algumas práticas de manejo, visando a redução da população da praga e a menor incidência dos enfezamentos. Conforme destacado por Waquil (2004), em médio, o ciclo de vida de uma cigarrinha-do-milho fêmea é de aproximadamente 45 dias, sendo que durante esse período, ela pode ovipositar até 14 ovos dia-1, contudo, conforme observado por Waquil et al. (1997), sob condições ideais, os adultos da cigarrinha podem viver quase 52 dias.

A duração do ciclo de vida da cigarrinha-do-milho, assim como o período de eclosão de ninfas é muito dependente das condições de temperatura média do ar (Figura 1), contudo, cabe destacar que baixas temperatura não são um fator limitante para a sobrevivência da praga, ao contrário do que se costuma pensar. Abaixo de 20°C, não há eclosão de ninfas; entretanto, esses ovos permanecem viáveis, até atingirem condições adequadas para a eclosão (Waquil, 2004).



Figura 1. Porcentagem acumulada de eclosão de ninfas de D. maidis, cujos ovos foram incubados em diferentes temperaturas.

Fonte: Waquil et al. (1999)

Naturalmente, temperaturas mais altas possibilitam um menor tempo de eclosão dos ovos de Dalbulus maidis. Sob condições favoráveis, a eclosão das ninfas se dá em nove dias e essas levam 15 dias para completar seu desenvolvimento, com a emergência dos adultos (Waquil, 2004).

Figura 2. Efeito da temperatura na biologia da cigarrinha-do-milho.

Fonte: Waquil (2004)

 A temperatura ideal para o desenvolvimento da cigarrinha-do-milho varia entre 26°C a 32°C, nessas condições, conforme destacado por Waquil (2004), a praga consegue completar seu ciclo de vida em aproximadamente 24 dias. Levando em consideração a capacidade reprodutiva da cigarrinha-do-milho e seu curto ciclo de vida em condições ideais de temperatura, a eliminação de plantas hospedeiras da praga é essencial para reduzir as populações da cigarrinha e consequentemente o potencial de transmissão dos enfezamentos.


Veja mais: Cigarrinha-do-milho – Controle do milho “tiguera” é essencial para reduzir as populações da praga


Referências:

SABATO, E. O.; BARROS, A. C. S.; OLIVEIRA, I. R. CENÁRIO E MANEJO DE DOENÇAS DISSEMINADAS PELA CIGARRINHA NO MILHO. Embrapa, Cartilha, 2016. Disponível em: < https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/1059085/1/Cenariomanejo1.pdf >, acesso em: 16/03/2022.

WAQUIL, J. M. CIGARRINHA DO MILHO: VETOR DE MOLICUTES E VÍRUS. Embrapa, Circular Técnica, n. 41, 2004. Disponível em: < https://www.embrapa.br/documents/1344498/2767891/cigarrinha-do-milho-vetor-de-molicutes-e-virus.pdf/17d847e1-e4f1-4000-9d4f-7b7a0c720fd0 >, acesso em: 16/03/2022.

WAQUIL, J. M. ECOLOGIA, COMPORTAMENTO E BIONOMIA: ASPECTOS DA BIOLOGIA DA CIGARRINHA-DO-MILHO, Dalbulus maidis (DeLong & Wolcott) (Hemiptera: Cicadellidae). An. Soc. Entomol. Brasil, 1999. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/aseb/a/5gmpWKRrPWz6xTHDTtZwFQt/?format=pdf&lang=pt >, acesso em: 16/03/2022.

WAQUIL, J. M. et al. BIOLOGIA DA CIGARRINHA-DO-MILHO Dalbulus maidis (DeLong & Wolcott) (HETEROPTERA: Cicadellidae). Resumo do 16° Congresso Brasileiro de Entomologia, 1997. Disponível em: < https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/38318/1/Biologia-cigarrinha.pdf >, acesso em: 16/03/2022.

Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedinCanal no YouTube)

Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares