O controle e plantas daninhas é fundamental para intervir na competição entre plantas daninhas e cultivadas, diminuindo a interferência das plantas daninhas na produtividade da cultura. Dentre as espécies de plantas daninhas com potencial interferências nas cultura agrícolas, o Caruru (Amaranthus hybridus) se destaca. O Amaranthus hybridus apresenta duas variedades principais, sendo elas segundo SPEHAR (2003) o Amaranthus hybridus var. Paniculatus e o Amaranthus hybridus var. patulus.
O Amaranthus hybridus var. Paniculatus é uma planta anual, com caule ereto e pouco ramificada, com altura média aproximada variando de 0,5 – 1,0 m, apresenta caule e pecíolos com pigmentação roxa. Sua inflorescência é uma panícula que apresenta coloração roxa.
Figura 1. Amaranthus hybridus var. Paniculatus em estádio inicial do desenvolvimento.

Figura 2. Inflorescência de Amaranthus hybridus var. Paniculatus.

O Amaranthus hybridus var. patulus é uma planta anual, com caule ereto e pouco ramificada, sua altura média varia de 0,4 – 1,0 m podendo apresentar ou não pigmentação arroxeada no caule e pecíolos. Sua inflorescência é uma panícula de coloração esverdeada.
Figura 3. Amaranthus hybridus var. patulus em estádio inicial do desenvolvimento.

Figura 4. Inflorescência de Amaranthus hybridus var. patulus.

Em vídeo, o Professor da Universidade Federal do Paraná e supervisor do Grupo Supra Pesquisas Alfredo Albrecht, destaca que o Caruru “é uma planta que vem causando muita dor de cabeça em várias regiões do país”, fato decorrente da alta infestação das plantas e dificuldades no controle. Segundo Alfredo, há relatos que o Caruru venha apresentando resistência aos herbicidas inibidores de ALS e ao glifosato, fato comprovado pela observação de plantas resistentes no Estado do Rio Grande do Sul. (Confira a notícia abaixo).
Leia também: População de Caruru (Amaranthus hybridus) resistente ao glifosato são encontradas no Rio Grande do Sul.
Além disso em comunicado, a HRAC-BR já havia emitido alerta em março de 2019 quanto a possíveis falhas de controle da planta daninha pelo glifosato (confira clicando aqui), fato preocupante que nos obriga a pensar em estratégias para que o Caruru não se torne uma planta de difícil controle.
O Amaranthus hybridus “é uma planta daninhas que cresce muito rápido”, tem rápido desenvolvimento e apresenta alta produção e dispersão de sementes, facilitando a sobrevivência da espécie e tornando seu manejo mais complexo.
Confira o vídeo abaixo.
Inscreva-se agora no canal dos Professores Alfredo & Leandro Albrecht, aqui.
Referências:
LORENZI, H. MANUAL DE IDENTIFICAÇÃO E CONTROLE DE PLANTAS DANINHAS. Instituto Plantarum, ed.7, 2014.
SPEHAR, C. R. DIFERENÇAS MORFOLÓGICAS ENTRE Amaranthus cruentus, CV. BRS ALEGRIA, E AS PLANTAS DANINHAS A. hybridus, A. retroflexus, A. viridis e A. spinosus. Planta Daninha, Viçosa-MG, v.21, n.3, p.481-485, 2003.
Redação: Maurício Siqueira dos Santos – Eng. Agrônomo, equipe Mais Soja.