A região Centro-Oeste e parte do Matopiba deverão registrar chuvas irregulares durante a semana, de acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima. Acompanhe a seguir a previsão de clima para as diferentes regiões do país nos próximos dias, bem como para o Paraguai.
Sul
A semana deve ser marcada por chuvas em Santa Catarina, Paraná, sul de Mato Grosso do Sul e no Paraguai, bem como no extremo norte do Rio Grande do Sul, o que pode atrapalhar o cultivo da soja e a colheita do trigo, já afetando a qualidade do grão. “Na metade sul do Rio Grande do Sul, o tempo deve ficar aberto e com temperaturas baixas, por conta da presença de uma massa de ar polar”, alerta o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos.
Mais para o final da semana, a Rural Clima destaca que está previsto o retorno da chuva ao Rio Grande do Sul, o que deve favorecer o cultivo de arroz e de milho, bem como o planejamento do plantio da soja. “Um ponto de atenção é que, apesar das chuvas no Rio Grande do Sul, elas serão irregulares, por conta das baixas temperaturas do oceano Atlântico na costa, o que impede a passagem das frentes frias”, disse.
Sudeste
A semana inicia com tempo instável em São Paulo, na metade sul de Minas Gerais e no sul do Rio de Janeiro. Já na metade norte de Minas Gerais, no sul do Rio de Janeiro e no Espírito Santo, a semana inicia com tempo aberto e sem chuvas. “A chuva em São Paulo, no sul, sudoeste e Triângulo Mineiro, mantém boas condições ao desenvolvimento das lavouras, mas impede a realização de trabalhos no campo, como o plantio e a colheita”, ressalta Santos.
De acordo com a Rural Clima, há uma preocupação com a região norte do Sudeste, metade norte de Minas Gerais e o cerrado mineiro, que terão semana de tempo aberto e sem chuvas pelos próximos 10 dias, o que exige atenção dos produtores quanto ao plantio de soja.
Centro-Oeste
As chuvas devem seguir ocorrendo em Rondônia, Mato Grosso e norte de Mato Grosso do Sul, mas em forma de irregular e localizada ao longo da semana, o que possibilitou o andamento do plantio de soja. “Um ponto de atenção está no estado de Goiás, que deverá tem tempo aberto durante a semana, o que pode afetar o plantio de soja. O produtor tem de calcular se o plantio em um talhão aguenta ficar 10 dias sem chuvas, para então decidir pelo cultivo ou não da área”, analisa Santos. Na parte final da semana, está previsto o retorno da chuva a região Centro-Oeste.
Norte
A segunda-feira deve ser marcada por instabilidade e chuvas irregulares sobre o leste do Amazonas, Pará e Amapá. Após 12 de outubro a chuva começa a ganhar intensidade, devendo atingir o Acre, Amazonas, Roraima, oeste Pará e Amapá, na semana que vem. “Ao longo da semana, as chuvas ficarão mais localizadas mais a oeste do que a leste da região Norte”, alerta.
Nordeste
As chuvas deverão seguir generalizadas sobre faixa leste do Nordeste durante a semana, favorecendo o milho e a cana-de-açúcar. No interior do nordeste, segundo a Rural Clima, a chuva deve voltar após o dia 20, mas de forma irregular. “Somente em novembro é que as precipitações irão ganhar força”, comenta.
Matopiba
Os próximos 10 dias serão marcados por chuvas irregulares no Matopiba. Há uma tendência de precipitações maiores no Tocantins e no Maranhão, o que reforça o cuidado dos produtores com o plantio no oeste da Bahia e no Piauí, onde a possibilidade de chuva será mais restrita. “As chuvas poderão começar a ficar mais regulares no Matopiba após 20 de outubro”, projeta Santos.
Paraguai
A semana começa com instabilidade na região central do Paraguai e na região do Chaco, com chance de chuvas. Segundo a meteorologista Ludmila Camparotto, na parte mais oriental do Paraguai há chance de chuvas mais ao longo da semana, o que deve atrapalhar a colheita de trigo, por conta da umidade. “No extremo sul do Paraguai, por outro lado, tendência é de tempo mais aberto ao longo da semana”, sinaliza.
Fonte: Agência Safras