Levantamento do Cepea mostra que, em dezembro, o Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários (IPPA/CEPEA) registrou queda nominal de 0,55% em relação a novembro. Segundo o Centro de Pesquisas, o resultado mensal refletiu, sobretudo, a forte retração do IPPA-Pecuária (-3,43%) e do IPPA-Hortifrutícolas (-1,88%).

Para o IPPA-Grãos e o IPPA-Cana-Café, as variações foram positivas em respectivos 1,24% e 1,57%. O IPA-OG-DI apresentou leve alta de 0,44% no mês, indicando que, em dezembro, os preços agropecuários tiveram desempenho inferior ao dos preços industriais monitorados pelo índice.

No cenário internacional, pesquisadores apontam que os preços dos alimentos em dólares recuaram 0,63%, movimento acompanhado por uma desvalorização de 2,1% do Real, o que resultou em alta de 1,46% dos preços internacionais de alimentos medidos em Reais. No comparativo anual (jan-dez/2025 frente a jan-dez/2024), levantamento do Cepea mostra que o IPPA/CEPEA subiu 8,73%, com destaque para os expressivos aumentos do IPPA-Cana-Café (18,43%) e do IPPA-Pecuária (15,05%).

O IPPA-Grãos também registrou variação positiva no ano (1,94%), enquanto o IPPA-Hortifrutícolas apresentou queda (-14,35%). Em termos comparativos, o IPA-OG-DI acumulou alta de 2,62%, e os preços internacionais de alimentos em reais avançaram 1,39% no ano, apesar da queda de 2,32% quando medidos em dólares.

Fonte: Cepea



FONTE

Autor:Cepea

Site: Cepea

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.