Comentários referentes à 10/02/2025, por T&F Agroeconômica
FECHAMENTOS DO DIA 10/02

O contrato de soja para março, referência para a safra brasileira, fechou estável a $1049,50. A cotação de maio, fechou estável a $ 1065,50 O contrato de farelo de soja para março fechou em baixa de -0,30 % ou $ -0,9 ton curta a $ 300,5 e o contrato de óleo de soja para março fechou em baixa de -0,54 % ou $ -0,25/libra-peso a $ 45,73.

ANÁLISE DO MIX

A soja negociada em Chicago fechou de forma mista nesta segunda-feira. Com pequenas oscilações para o lado negativo e positivo e as duas primeiras datas inalteradas, a soja sobreviveu a uma sessão com grandes oscilações. Com as incertezas das políticas tarifárias do governo americano, os operadores de mercado optaram por adotar uma postura cautelosa antes do novo relatório de Oferta e Demanda do USDA. O mercado prevê que o USDA deverá fazer alterações para a América do Sul, com aumento da safra brasileira e redução na argentina, o que deve manter o atual saldo da safra da região. Existe a possibilidade, apesar de pouco provável neste momento, do USDA apontar uma possível migração de áreas de soja para milho nos EUA, visto a redução no spread dos preços dos dois grãos.

NOTÍCIAS IMPORTANTES
EUA-NOVO FATOR POLÍTICO (baixista)

Com o “fator político” ocupando lugar de destaque na atenção de investidores e governos após a decisão de Trump de aplicar tarifas de 25% sobre as importações de aço e alumínio e a ameaça de tarifas recíprocas para todos os países que aplicarem impostos sobre importações dos Estados Unidos, a soja fechou a sessão de Chicago inalterada.

BRASIL-COLHEITA ACELERADA (baixista)

Com dados coletados até quinta-feira, a consultoria AgRural informou hoje que a colheita de soja no Brasil está acima de 15% da área adequada, ante 9% na semana anterior e 23% na mesma data em 2024. “O Paraná continua liderando a colheita, com um terço da área coberta já colhida, mas Mato Grosso também teve bom progresso durante a semana, apesar das condições climáticas menos favoráveis para a entrada de máquinas no campo”, disse a empresa.

PRÉ-WASDE-USDA DEVE AUMENTAR SAFRA BRASILEIRA E REDUZIR ARGENTINA (misto):

Na preparação para o relatório do USDA, que será publicado amanhã às 14h, analistas privados estimaram que a agência colocará os números da colheita de soja no Brasil e na Argentina em 169,90 e 50,60 milhões de toneladas, em comparação com 169 e 52 milhões de toneladas em janeiro, respectivamente.

EUA-EXPORTAÇÕES dentro do esperado (altista)

Em seu relatório semanal de inspeção de embarques dos Estados Unidos, referente ao período de 31 de janeiro a 6 de fevereiro, o USDA relatou embarques de soja de 1.042.182
toneladas, abaixo das 1.140.260 toneladas do relatório anterior, mas dentro da faixa esperada por fontes privadas, entre 500.000 e 1.250.000 toneladas.

Fonte: T&F Agroeconômica



Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais ( Site ,  Facebook ,  Instagram ,  Linkedin ,  Canal no YouTube )


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.