Por T&F Agroeconômica, comentários referentes à 25/11/2024

FECHAMENTOS DO DIA 25/11

O contrato de soja para novembro24, referência para a safra brasileira, fechou em alta de 0,23%, ou $ 2,25 cents/bushel a $ 985,75. A cotação de janeiro25, fechou em alta de 0,20% ou $ 2,00 cents/bushel a $ 994,25. O contrato de farelo de soja para dezembro fechou em alta de 1,56 % ou $ 4,5 ton curta a $ 293,7 e o contrato de óleo de soja para dezembro fechou em baixa de -1,34 % ou $ -0,56/libra-peso a $ 41,21.

ANÁLISE DA ALTA

A soja negociada em Chicago fechou em alta nesta segunda-feira. A soja conseguiu fechar em uma leve alta, ao contrário de seus pares do complexo de grãos. Mesmo com uma redução de -7,25% nos embarques para exportação, no comparativo semanal, o ritmo de vendas da soja americana continua alto. Nesta segunda o USDA apontou 2.102.002 toneladas de soja inspecionadas nos portos americanos, onde a China foi o principal destino com 1.230.142 toneladas. O total acumulado de 19.687.728,78 toneladas de soja negociadas no ano comercial 24/25 também estão levemente acima do ciclo anterior.

Esta boa demanda com os preços baixos dos contratos americanos deu sustentação a alta desse começo de semana, que será mais curta nos EUA, com o feriado de Ação de Graças.

NOTÍCIAS IMPORTANTES
ÓLEO DE SOJA E SUAS INCERTEZAS (baixista)

Novas altas iniciais do óleo de palma na Malásia, mas que se reverteram com o passar das horas (a posição de dezembro caiu US$ 12,35 e encerrou o dia com um ajuste de US$ 908,51 por tonelada), dando origem à incerteza gerada pela Administração Trump quanto ao seu apoio – pelo menos duvidoso – à indústria de biocombustíveis e à batalha de tarifas que vierem, com suas respectivas retaliações.

BRASIL-BOM DESENVOLVIMENTO DAS LAVOURAS (baixista)

Com dados de quinta-feira, a consultoria AgRural informou hoje um avanço no plantio de soja no Brasil acima de 86% da área planejada, contra 80% da semana anterior e 74% no mesmo período em 2023. “O avanço do plantio e o desenvolvimento das lavouras ocorre sem grandes problemas praticamente em todo o país, mas há pontos de atenção no oeste do Paraná e no sul de Mato Grosso do Sul devido à redução das chuvas nos últimos anos. semanas”, disse a empresa.

ESMAGAMENTO MUNDIAL EM ALTA (altista)

O esmagamento mundial de soja deverá aumentar para 22 milhões de toneladas no período setembro/agosto de 2024/25 em relação ao ano anterior, alta de 3,4 MT segundo Oil World.

INDONÉSIA-B40 DEVERÁ SOFRER ATRASO (baixista)

O programa de incremento de uso de biocombustível para B-40, na Indonésia, deverá sofrer atraso, cm um anúncio oficial, ou pela forte elevação dos custos.

PROGRAMA DE BIODIESEL AMERICANO PODE ESTAR EM RISCO (baixista)

A analista americana Susan Stroud disse hoje no X que o programa de longo prazo de financiamento do programa de biodiesel americano pode estar correndo risco. Cerca de 20% do biodiesel do país é importado e depende de subsídios do pagador de impostos americano.

EXCESSO DE FARELO (baixista)

Como consequência o excesso de farelo de soja no mesmo período deverá ser maior do que a demanda mundial, pressionando os preços do farelo de soja da Argentina para as suas mínimas em 4 anos, também segundo Oil World.

Fonte: T&F Agroeconômica



Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedinCanal no YouTube)


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.