FECHAMENTOS DO DIA 17/10
O contrato de soja para novembro24, referência para a safra brasileira, fechou em alta de 0,89%, ou $ 8,75 cents/bushel a $ 988,75; A cotação de janeiro25, fechou em alta de 0,40% ou $ 4,00 cents/bushel a $ 998,00. O contrato de farelo de soja para dezembro fechou em alta de 1,40 % ou $ 4,4 ton curta a $ 318,1 e o contrato de óleo de soja para dezembro fechou em alta de 2,18 % ou $ 0,91/libra-peso a $ 42,59.
ANÁLISE DA ALTA
A soja negociada em Chicago fechou em alta nesta quinta-feira. As cotações da oleaginosa conseguiram uma recuperação técnica, que acumulou perdas de 3,95% em cinco sessões em queda. No entanto, mesmo com a alta do dia, as cotações de novembro e janeiro não conseguiram romper a resistência e ficaram abaixo dos US$ 10 bushel.
O clima na América do Sul certamente pode impactar os preços dos grãos nas próximas semanas, observa Larry Shonkwiler, economista agrícola sênior da Advance Trading. “O início lento da temporada de plantio do Brasil e o clima quente e seco durante grande parte de setembro e início de outubro foram bem divulgados, mas o padrão parece estar mudando, o que provavelmente contribuiu para o declínio nos futuros de março de 2025 desde o primeiro dia deste mês”, ressalta Larry.
NOTÍCIAS IMPORTANTES
CHINA CONTINUA COM APETITE ANTES DA ELEIÇÃO
A possibilidade de eleição de Trump continua fazendo os chineses aumentarem as compras. Nesta madrugada compraram um total de 15 cargos de soja, 3 do PNW americano e 12 do Brasil, para entregas em janeiro e fevereiro, mesmo que o Golfo seja quase 40 cents mais barato.
CBOT-IMPORTÂNCIA DOS FUNDOS
Após uma rodada volátil no mercado de grãos dos EUA devido à entrada tardia de Fundos de investimento para cobrir posições e fazer compras de barganha, a soja teve recuperação parcial de seus preços em Chicago, após cinco rodadas de baixa consecutivas.
BRASIL-CHUVAS INTENSAS NOS PRÓXIMOS 7 DIAS
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) previu que durante os próximos sete dias “as chuvas mais intensas, com volumes acumulados superiores a 150 milímetros, se concentrarão em áreas do leste de Mato Grosso, centro-oeste goiano, noroeste de Mato Grosso do Sul, sul e oeste de Minas Gerais e norte de São Paulo.” Além disso, são esperadas acumulações bastante volumosas nos próximos dias, especialmente para o oeste e sudoeste de Goiás.
O modelo Cosmo do Inmet indica chuvas de até 200 milímetros para alguns municípios dessas regiões do Estado durante o final desta semana e início da próxima. Precipitações superiores a 100 milímetros também poderão ocorrer entre sábado e domingo no norte de São Paulo, centro-oeste de Minas Gerais e leste de Goiás.
EUA-SECA ESTÁ 1% A MAIS QUE EM 2023
Sem relevância hoje para os preços devido ao calendário agrícola, após atualizar o mapa que monitora a seca nos Estados Unidos, o Centro Nacional de Mitigação da Seca da Universidade de Nebraska-Lincoln elevou de 41,55 para 52,79% a área com seca moderada no Centro-Oeste, valor que ultrapassava 50% na mesma época em 2023. Com base no novo mapa, o USDA aumentou de 43 para 54% a área coberta com soja que sofre algum nível de seca, que agora está acima dos 53% vigentes a ano atrás.
Fonte: T&F Agroeconômica