Por T&F Agroeconômica, comentários referentes à 27/11/2024
FECHAMENTOS DO DIA 27/11

O contrato de soja para novembro24, referência para a safra brasileira, fechou em alta de 0,53%, ou $ 5,25 cents/bushel a $ 988,75. A cotação de janeiro25, fechou em alta de 0,30% ou $ 3,00 cents/bushel a $ 997,00. O contrato de farelo de soja para dezembro fechou em alta de 0,83 % ou $ 2,5 ton curta a $ 290,5 e o contrato de óleo de soja para dezembro fechou em baixa de -4,32 % ou $ -1,84/libra-peso a $ 40,75.

ANÁLISE DA ALTA 

A soja negociada em Chicago fechou alta nesta quarta-feira. Os ganhos foram sustentados pela compra de 132 mil toneladas de soja pela China neste meio de semana. Alguns analistas observaram, no entanto, que as compras chinesas de soja dos EUA estão aquém do esperado. Segundo a AgResource, importadores chineses não estão demonstrando interesse em soja norte-americana para depois de meados de janeiro. “A janela de exportações de soja dos EUA está se fechando sazonalmente”, disse a consultoria. Uma menor estim ativa para embarques brasileiros também deu algum suporte aos preços, visto a redução de 2,80 milhões para 2,46 milhões de toneladas de soja a ser exportada indicada pela Anec nesta quarta.

NOTÍCIAS IMPORTANTES
AUMENTA A PRODUÇÃO DE ÓLEO NO MUNDO (baixista)

A pressão baixista de hoje ocorreu pelo volátil mercado de óleo de soja, após a revista alemã Oil World, especializada no mercado de oleaginosas, indicar que o volume de moagem global de soja em outubro aumentou 14% em relação ao mesmo período de 2023, atingindo um recorde histórico de 29,80 milhões de toneladas, como já tínhamos reportado hoje, só que hoje fez efeito na Bolsa.

BRASIL-ANEC REDUZIU VOLUME DE EXPORTAÇÕES EM NOVEMBRO (altista para Chicago, baixista para o Brasil)

A Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (ANEC) do Brasil reduziu sua estimativa das exportações de soja durante novembro de 2,80 para 2,46 milhões de toneladas, contra 4,44 milhões em outubro e 4,60 milhões no mesmo mês de 2023. vendas de farelo no mês corrente, ajustou sua previsão de 1,98 para 1,92 milhão de toneladas, frente ao 2,46 milhões em outubro e 1,95 milhões em novembro do ano anterior.

EUA-PREPARANDO REDUÇÃO DA DEMANDA POR BIOCOMBUSTÍVEL (baixista)

Em mensagem no X desta quarta-feira, Arlan Suderman afirmou que “os produtores de diesel verde (biocombustíveis, nos EUA) já estão fazendo planos para reduzir drasticamente a produção à medida que nos aproximamos de 2025, temendo que possa levar meses até que tenham as novas diretrizes 45Z, reduzindo a demanda por óleo de soja, diant e do aumento dos suprimentos”.

EUA-NOVAS VENDAS

O USDA reportou vendas de 132 mil toneladas de soja para a China (2 barcos, a partir do Golfo), mas também houve vendas do PNW e do Brasil para embarques próximos. Os estoques de farelo na China estão caindo, o line up de soja para a China está diminuindo e a taxa de esmagamento de soja naquele país, provavelmente, vai continuar a cair (podendo repicar mais tarde, para compensar, a conferir).

Fonte: T&F Agroeconômica



Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedinCanal no YouTube)


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.