Por T&F Agroeconômica, comentários referentes à 03/09/2025
FECHAMENTOS DO DIA 03/09

O contrato de soja para novembro fechou em baixa de 0,91% ou $ -9,50 cents/bushel, a $1.031,50. A cotação de janeiro encerrou em baixa de 0,90% ou $ -9,50 cents/bushel, a $1.050,00. O contrato de farelo de soja para outubro fechou em baixa de 0,25% ou $ -0,70/ton curta, a $ 277,60. O contrato de óleo de soja para outubro fechou em baixa de 1,57% ou $ -0,82/libra-peso, a $ 51,44.

ANÁLISE DA BAIXA

A soja negociada em Chicago fechou em baixa nesta quarta-feira. As cotações da oleaginosa caíram de olho na previsão do tempo e nos relatórios de vendas para a China. Apesar do dia com um conjunto de notícias favoráveis para os preços, a ausência da China nos portos americanos são o grande fator de pressão da temporada.

O mercado teve algum suporte da deterioração da safra nos EUA, conforme o USDA reduziu a classificação de boas/excelentes condições para 65%, igualando o nível do ano anterior. O órgão também confirmou uma nova venda de farelo de soja para as Filipinas, o que indica uma demanda externa, embora não da China. A moagem de soja nos EUA em julho registrou uma melhora em relação ao mês e ano anteriores.

NOTÍCIAS IMPORTANTES
CHINA & CHUVAS (baixista)

A soja está sendo negociada a preços mais baixos no pregão diário de Chicago. Isso é influenciado pelas chuvas registradas hoje no Cinturão Central e Oriental da Soja/Milho e pela persistente falta de interesse chinês pela soja americana, enquanto os negócios do gigante asiático na América do Sul permanecem estáveis.

EUA-EFEITOS DA DETERIORAÇÃO DA SAFRA (altista)

Enquanto isso, a deterioração das safras revelada ontem pelo USDA pode fornecer algum suporte, colocando em dúvida as chances de atingir o nível de produtividade projetado pela agência, antes de uma colheita que começará em poucas semanas.

EUA-QUEDA DE 4% NA CONDIÇÃO DA SAFRA (altista)

Nesse sentido, o USDA ajustou a proporção de soja em boas/excelentes condições em seu relatório semanal de 69% para 65%, colocando-a em pé de igualdade com os 65% para o mesmo período em 2024, mas abaixo da média de 68% prevista pelos produtores do setor privado. Vale ressaltar que, nos dois principais estados produtores de soja, Illinois e Iowa, o USDA reduziu esse indicador de 58% para 53% e de 79% para 77%, em comparação com 68% e 77% no mesmo período em 2024, respectivamente. Noventa e quatro por cento da soja está formando vagens e 11% das lavouras estão perdendo folhas.

EUA-NOVA VENDA DE FARELO DE SOJA (altista)

Em seus relatórios diários, o USDA confirmou hoje uma nova venda de farelo de soja americano 2025/2026 para as Filipinas, no valor de 185.000 toneladas.

EUA-DESFAZER ACORDOS? (altista? Baixista?)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quarta-feira à Reuters, que os EUA podem ter que “desfazer” os acordos comerciais que fecharam com a União Europeia, o Japão e a Coreia do Sul, entre outros, se perderem um processo na Suprema Corte sobre a legalidade das tarifas comerciais.

EUA-COMERCIO COM CHINA CAI AO MENOR NÍVEL EM DÉCADAS

As exportações agrícolas dos EUA para a China deverão cair para US$ 9 bilhões no próximo ano comercial, o menor nível em décadas, segundo o USDA ERS. No período de outubro a junho de 2024 foram 22,76 bilhões e em 2025 foram de 15,19 bi. A previsão para o ano fiscal de 2026, que termina em agosto, é de US$ 9 bilhões. Por outro lado, as vendas para “destinos desconhecidos” aumentaram para 40% nesta temporada.

NOPA-EMAGAMENTO ABAIXO DAS EXPECTATIVAS (baixista)

O relatório NASS Fats & Oils indicou que 5,68 milhões de toneladas de soja foram moídos em julho. Esse número ficou abaixo das estimativas, mas ainda assim foi 3,98% acima do registrado em junho e 5,94% acima do total do ano passado. O total do ano comercial é de 61,12 MT de setembro a junho, um aumento de 6,09% em relação ao total do ano passado. Os estoques de óleo de soja caíram 1,07% em relação ao final de junho, atingindo 1,873 bilhão de libras em 31 de julho.

Fonte: T&F Agroeconômica



 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.