A Bolsa de Mercadorias de Chicago (CBOT) para o trigo encerrou com preços acentuadamente mais altos. O mercado fechou no limite de alta, impulsionado pela suspensão das exportações de trigo pela Índia neste final de semana.
Segundo agências internacional, a medida visa assegurar o abastecimento interno do país e controlar a elevação dos preços uma vez que a safra indiana foi fortemente atingida por uma onda de calor. Cerca de um mês atrás, o país asiático havia garantido que atenderia à demanda global em meio à guerra na Ucrânia.
Os preços em Chicago subiram aos maiores níveis desde 8 de março deste ano. Analistas acreditam que o mercado deve levar algum tempo para se adaptar a este novo aperto da oferta. Ao que tudo indica, no entanto, acordos prévios do governo e do setor privado indiano com outros países devem ser cumpridos, como é o caso do Egito. O governo da Índia disse que deve seguir abastecendo países mais pobres.
No fechamento de hoje, os contratos com entrega em julho de 2022 eram cotados a US$ 12,47 1/2 por bushel, alta de 70,00 centavos de dólar, ou 5,94%, em relação ao fechamento anterior. Os contratos com entrega em setembro de 2022 eram negociados a US$ 12,51 por bushel, ganho de 70,00 centavo ou 5,92% em relação ao fechamento anterior.
Fonte: Agência SAFRAS