FECHAMENTOS: O contrato de soja para maio22, mês de referência para a comercialização da soja brasileira, em grão fechou em alta de 1,22% ou 19,25 cents/bushel a $ 1602,0. A cotação de maio23, que já está sendo negociada no Brasil, fechou em alta de 2,25%, ou $ 31,25 cents/bushel a $ 1418,0. O contrato de farelo de soja fechou em alta de 1,13% ou 5,1/ton curta a $ 455,1, mas o contrato de óleo de soja fechou em alta de 1,56% 1,11/libra-peso a $ 72,31.

CAUSAS DA ALTA DE HOJE: O mercado voltou a ponderar a possibilidade de que o conflito entre Ucrânia e Rússia se prolongue no tempo, sustentando os preços das commodities agrícolas em geral. Petróleo em alta (+4%), acrescentou impulso.

EXPORTAÇÕES EUA: O relatório semanal de Inspeções de Exportação do USDA mostrou que 737.372 toneladas de soja foram exportadas durante a semana de 31/03, aumento de 631k T sobre a semana passada e de 385k T sobre a mesma semana do ano passado. China, Egito e México foram os principais destinos da semana. O USDA relatou a exportação total de soja do ano comercial como 44,169 MT em 31/03, em comparação com 54,654 MT no mesmo ponto do ano passado.

PRODUÇÃO BRASILEIRA: Uma consultoria internacional elevou sua produção brasileira de soja para 122 MT, citando melhores rendimentos em Mato Grosso. Estima as exportações brasileiras em 76 MT, em comparação com a previsão de março do USDA de 85,5 MT. O WASDE de abril do USDA está programados para sexta-feira.

RÚSSIA PROÍBE EXPORTAÇÕES DE GIRASSOL & ÓLEO: Um dos maiores produtores e exportadores de girassol do mundo, a Rússia, tomou uma decisão importante em vigor desde a última sexta-feira: proibiu as exportações de girassol até o final de agosto e vai impor uma cota de exportação de óleo de girassol para evitar desabastecimento e aliviar a pressão sobre os preços domésticos, segundo anunciou o Ministério da Agricultura na última quinta-feira.

NOVO LEILÃO DE SOJA NA CHINA: A China estará em feriado até 4a-feira. A Sinograin anunciou mais um leilão de 500 mil toneladas de soja para essa 6a-feira. No leilão de 6a-feira passada a demanda não chegou a 50%. Por lei, a China precisa repor o volume em até 120 dias. As margens na China encerraram a semana muito mal. Os futuros do farelo caíram mais forte que a soja importada. Os futuros do farelo recuaram mais de 9%.

Fonte: T&F Agroeconômica


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.