FECHAMENTOS: O contrato de soja para julho22 fechou em alta de 0,74% ou 4,0 cents/bushel para $ 1701,75. A cotação de maio23, que já está sendo negociada no Brasil, fechou em alta, de 0,61%, ou $ 9,25 cents/bushel a $ 1532,0. O contrato de farelo de soja para julho fechou em queda de 0,07%, ou $ 0,3/ton curta a $ 407,6 e o contrato de óleo de soja fechou em queda de 0,81% ou $ 0,66/libra-peso a $ 81,19.
CAUSAS DA LEVE ALTA DE HOJE: Apontado leve ganho, em linha com a tendência do milho e do trigo. Mantêm-se as perspectivas de bom desempenho de parte do setor exportador, embora as fiscalizações de embarques tenham indicado um volume menor. O clima pode tornar-se adverso ao desenvolvimento de tarefas e culturas.
EXPORTAÇÕES EUA: Dados semanais de Inspeções de Exportação mostraram que 350.416 toneladas de soja foram embarcadas durante a semana encerrada em 02/06, queda de 403k T na semana passada, mas ficou acima dos 239k T da mesma semana na temporada passada. O México foi o principal destino da semana. Os dados semanais do USDA tiveram o total de remessas acumuladas neste ano comercial em 49.853 MT, uma queda de 7 MT ano/ano.
EXPORTAÇÕES INDONÉSIA: A Indonésia estabeleceu sua cota de exportação como 300 mil T para exportações de óleo de palma. Relatórios sobre o que isto significa, é 5x o fornecimento doméstico e que 251 licenças foram emitidas.
CHINA COMPRA DO BRASIL: A China continua comprando soja do Brasil para julho e para fevereiro. Na semana passada foram 16-20 barcos. Já as compras nos EUA diminuíram bem. Nas últimas duas semanas o USDA confirmou cancelamentos de 180 mil toneladas para a safra 2021-22. A soja brasileira para julho e agosto está mais barata. A China ainda precisa comprar perto de 20 milhões de toneladas entre julho e outubro desse ano, volume que será suprido com um mix de soja do Brasil, dos EUA, dos leilões internos e da entrada da colheita local.
CHINA-VENDAS DE FARELO CRESCEM: As vendas de farelo na China cresceram bem em maio, cerca de 180% em relação a abril. As margens para 2023 estão boas. As crushers na China estão comprando e já estão vendendo basis do farelo no mercado chinês para março a setembro do próximo ano. Isso confirma que eles estão com margem para 2023. A margem contra os futuros na DCE está positiva em torno de $30-40 por tonelada, fora o basis do farelo e do óleo positivo para o próximo ano.
ÓLEOS E SUÍNO SOBEM EM DALIAN: Os futuros do óleo de soja e palma e do suíno na Bolsa de Dalian começam a semana subindo forte. Os futuros do suíno continuam subindo, pela combinação da redução da população de matrizes e expectativa de retomada do consumo. As restrições da covid acabaram reduzindo a capacidade de transporte durante os meses de março a maio. Agora com o relaxamento, muitos estão recompondo estoques, mantendo o suporte ao rally de preços de mais de seis semanas.
Fonte: T&F Agroeconômica