Representantes da Chinatex, trading estatal chinesa com foco na indústria têxtil, chegaram ao Brasil nesta sexta (18) para conhecer a produção brasileira de algodão. O país é o maior consumidor da pluma nacional e já importou 455 mil toneladas, neste ano. Nos últimos cinco anos, somente a Chinatex comprou 400 mil toneladas de algodão do Brasil.

“Os empresários chineses vêm fortalecer os laços com o setor do algodão brasileiro para ampliar a presença da pluma na China. Para isso, vão conhecer as regiões produtoras e todo o processo de beneficiamento e classificação do produto, além de poderem falar com exportadores brasileiros representantes do setor”, contou Alexandre Schenkel, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), anfitriã da comitiva.

A Chinatex atua com produção e comercialização de fibras, fios, tecidos e produtos têxteis. Devido ao seu porte, compra algodão nacional e importado, revendendo e distribuindo para as indústrias chinesas. Dados oficiais indicam que a Chinatex consome em torno de 2 milhões de toneladas de algodão por ano, dos quais cerca de 500 mil toneladas são importadas.

Na agenda da visita ao Brasil, que segue até 24 de agosto, está prevista reunião com representantes da Abrapa e da Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea), além de encontro com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro. Os empresários também conhecerão a produção e beneficiamento de algodão em fazendas nos estados de Mato Grosso e Bahia. Para finalizar a agenda, visitarão o Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil do Senai, no Rio de Janeiro.

Fonte: Abrapa



DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.