De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, as chuvas devem começar a ficar mais frequentes no Centro-Oeste, Sudeste e Norte do Brasil em dezembro. Na Região Sul, porém, segundo a agrometeorologista Ludmila Camparotto, os intervalos entre as chuvas podem ficar maiores a partir do próximo mês.
Mais para o curto prazo, Ludmila sinaliza que há instabilidades atuando hoje no norte de Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Bahia e em parte de Mato Grosso. Com isso, há chance para a ocorrência de chuvas irregulares.
Na Região Sul, um sistema que se forma no norte da argentina deve avançar no final de semana e provocar precipitações. “Entre o domingo (30) e segunda-feira (01) são esperadas chuvas no Paraguai, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Fica o alerta, porém, que esse sistema deve passar rapidamente pelo Rio Grande do Sul. Assim, as chuvas poderão ficar limitadas a algumas áreas no domingo”, sinaliza.
A agrometeorologista ressalta que entre segunda-feira (01) e terça-feira (02), esse sistema deve avançar e chegar ao Paraná e a áreas do Sudeste, provocando chuvas. “Também a partir de terça-feira esse sistema deve avançar para a faixa central do Brasil, trazendo chuvas para grande parte do Sudeste e do Matopiba, Mato Grosso e Goiás”, projeta.
Ainda segundo Ludmila, entre os dias 9 e 10 de dezembro, um novo sistema deve se formar na Região Sul, espalhando corredores de umidade para o restante do Brasil.
Paraguai
Segundo a Rural Clima, o Paraguai deverá registrar chuvas no final de semana, que podem ser eventualmente mais fortes e com riscos de temporais. Ludmila afirma, porém que esse sistema deve passar rapidamente pelo país e os volumes poderão variar de região para região.
Após a passagem desse sistema, o Paraguai deve voltar a registrar um tempo predominantemente aberto, previsto para durar até o dia 9 de dezembro.
A agrometeorologista acrescenta que os intervalos mais prolongados entre chuvas podem se confirmar no Paraguai ao longo de dezembro
Fonte: Arno Baasch / Safras News




