De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, as chuvas ao longo da semana deverão ficar concentradas entre as faixas central e norte do Brasil.
O agrometeorologista Marco Antonio dos Santos ressalta que na sexta-feira (21) choveu em algumas áreas do Matopiba e no sábado (22) e ontem (23), as chuvas atingiram o Mato Grosso e Goiás.
Ele acrescenta que também foram registradas muitas chuvas ontem (23) em São Paulo, com eventos de granizo, vendaval e temporal.
Para esta segunda-feira (24), ainda há chance de chuvas em áreas de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e Matopiba.
No Sul do Brasil, o tempo fica firme até o final de semana. Entre o sábado (29) e o domingo (30), o ingresso de uma frente fria deve provocar chuvas no Rio Grande do Sul, na Argentina e no Paraguai. Já no começo de dezembro esse sistema deve avançar e atingir outras regiões do Brasil.
Santos alerta que as chuvas devem começar a ficar mais espaçadas na Região Sul, mas especialmente no Rio Grande do Sul ao longo de dezembro.
Paraguai
O Paraguai deverá registrar tempo aberto até o próximo final de semana, quando uma frente fria deverá favorecer o retorno das chuvas.
A agrometeorologista Ludmila Camparotto sinaliza que no próximo sábado (29) pode haver registro de um tempo mais severo sul do país. No domingo (30), a chance de tempo mais severo pode ocorrer em áreas do sul, centro e norte do Paraguai, com possibilidade para a ocorrência de granizo.
Ludmila afirma que ao longo de dezembro as precipitações podem ficar menos frequentes no país, embora a partir de janeiro já esteja prevista uma maior regularidade novamente.
Fonte: Arno Baasch / Safras News




