A persistência das chuvas no Rio Grande do Sul tem atrapalhado a implantação das lavouras de inverno, em especial de culturas produtoras de grãos com o trigo. Segundo previsões climáticas do 33° ClimaCast – RTC, são esperados volumes de chuva variando entre 89 mm a 259 mm para os próximos 30 dias.

As previsões indicam que as chuvas irão se concentrar principalmente no final de junho, sendo esperados 142 mm para São Luiz Gonzaga; 110 mm para Santa Rosa; 93,2 mm para Campo Novo; 93 mm para Água Santa; 89 mm para Sarandi; 115 mm para Não-Me-Toque; 131 mm para Ibirubá; 122 mm para Panambi; 140 mm para Cruz Alta; 173 mm para Tupanciretã; 170 mm para Júlio de Castilhos; 246 mm para São Sepé; 259 mm para Caçapava do Sul; 188 mm para Bagé e 135 mm para Arroio Grande.

Com relação aos fenômenos Climatológicos, as projeções indicam a persistência do La Niña que volta com força durante o período do inverno. A persistência desse fenômeno pode facilitar a entrada de frentes frias, sendo necessário monitorar com maior cutela as previsões que indiquem a ocorrência de geadas.

As previsões da ocorrência de geadas podem ser consultadas clicando aqui!



Com relação as expectativas de rendimento do trigo para a safra 2022, embora possa haver variação em função da época de semeadura e condições ambientais, com base nas projeções climáticas, são esperadas produtividades superiores a safra passada (2021), independente da época de semeadura e condição de cultivo, para a maioria das regiões de cultivo, trazendo assim, um cenário mais otimista para a safra de inverno no Sul do Brasil.

Figura 1. Projeções de produtividade da safra de trigo (2022) para diferentes regiões de cultivo.

Fonte: Rede Técnica Cooperativa – RTC

Confira as previsões climáticas e a distribuição de chuvas para os próximos 30 dias para sua região de cultivo.


Inscreva-se agora no canal Rede Técnica Cooperativa – RTC clicando aqui!


Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedinCanal no YouTube)

Nenhum comentário

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.