Embora uma diversidade de pragas possa acometer a cultura do milho, a praga mais temida no momento é a cigarrinha do milho (Dalbulus maidis). A praga pode causar danos diretos, mas se destaca pelos danos indiretos, mais especificamente por atuar como vetor dos enfezamentos.

Os enfezamentos são doenças causadas por microrganismos molicutes (classe Mollicutes-Reino Bactéria), que são um espiroplasma (Spiroplasma kunkelii) e um fitoplasma (Maize bushy stunt). Os dois tipos de enfezamento mais comuns são o enfezamento-pálido e o enfezamento vermelho, sendo esses causados pelo espiroplasma e pelo  fitoplasma, respectivamente (Embrapa).

Figura 1. Planta de milho com sintomas do enfezamento pálido (A) e enfezamento vermelho (B).

Fonte: Embrapa

Os danos resultantes da ocorrência dos enfezamentos em milho podem variar de acordo com o estádio em que ocorre a infecção da planta e susceptibilidade da cultivar, sendo que quando mais cedo ocorrer a infecção e mais suscetível a cultivar, maiores são os danos. Conforme destacado por Ribeiro & Canale (2021), em genótipos suscetíveis ao complexo de enfezamentos, pode-se observar perda de produtividade superiores a 90%.

Os adultos da cigarrinha do milho medem cerca de 4 mm de comprimento por menos de 1 mm de largura, em áreas infestadas, normalmente a maior concentração dos indivíduos pode ser observada no cartucho do milho (Waquil, 2004).

Figura 2. Cigarrinha do milho (Dalbulus maidis).

Fonte: Embrapa Milho e Sorgo – Foto:
Elizabeth de Oliveira Sabato.

Algumas características e particularidades podem auxiliar na identificação da espécie  (Dalbulus maidis). Embora ainda não haja nível de controle pré-estabelecido para a cigarrinha do milho, o monitoramento das áreas de produção é essencial para determinar a necessidade de controle da praga.



Figura 3. Cigarrinha do milho (Dalbulus maidis).

Fonte: Portal Bold System

Pesquisa apontam um período crítico para controle da cigarrinha visando reduzir os danos ocasionados pelos enfezamentos, entretanto, cabe destacar que o manejo e controle da cigarrinha visando reduzir a ocorrência dos enfezamentos depende de um conjunto de ações.

A cigarrinha do milho, necessita em específico de planta de milho para sua sobrevivência, sendo assim, práticas de manejo como o controle e eliminação de plantas de milho espontâneas (milho tiguera), podem auxiliar no controle da praga. Para melhor assertividade no controle da cigarrinha e manejo dos enfezamentos, é essencial conhecer a dinâmica de infecção, bem como as caraterísticas biológicas da praga e as opções disponíveis para manejo.

Para isso, a Equipe Mais Soja preparou para você o curso “Cigarrinha – a praga mais temida do milho: Conhecendo o vetor e estratégias de manejo”, ministrado pelo Dr. Glauber Sturmer. O curso é destinado e você que busca informações técnicas e científicas de qualidade para melhorar o manejo dessa praga e reduzir as perdas de produtividade. Não perca essa oportunidade de aprender com quem entende do assunto. Clique aqui e confira o curso.

Referências:

EMBRAPA. CONTROLE DA CIGARRINHA DO MILHO: ENFEZAMENTOS POR MOLICUTES E CIGARRINHA NO MILHO. Disponível em: < https://www.embrapa.br/controle-da-cigarrinha-do-milho >, acesso em: 14/09/2021.

MANEJO DA CIGARRINHA E ENFEZAMENTOS NA CULTURA DO MILHO. Embrapa Milho e Sorgo, Sistema FAEP/SENAR-PR. Disponível em: < https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/1130346/1/Cartilha-Manejo-cigarrinha-enfezamentos-milho.pdf >,a cesso em: 14/09/2021.

RIBEIRO, L. P.; CANALE, M. C. CIGARRINHA-DO-MILHO E O COMPLEXO DE ENFEZAMENTOS EM SANTA CATARINA: PANORAMA, PATOSSISTEMA E ESTRATÉGIAS DE MANEJO. Agropecuária Catarinense, Florianópolis, v.34, p.22-25, n.2, maio/ago. 2021. Disponível em: < https://publicacoes.epagri.sc.gov.br/RAC/article/view/1144/1124 >, acesso em: 14/09/2021.

WAQUIL, J. M. CIGARRINHA-DO-MILHO: VETOR DE MOLICUTES E VÍRUS. Embrapa, Circular Técnica, n. 41, 2004. Disponível em: < https://www.embrapa.br/documents/1344498/2767891/cigarrinha-do-milho-vetor-de-molicutes-e-virus.pdf/17d847e1-e4f1-4000-9d4f-7b7a0c720fd0 >,a cesso em: 14/09/2021.

Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedinCanal no YouTube

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.