O adequado balanço hormonal é determinante para o bom crescimento e desenvolvimento vegetal, refletindo na produtividade final das culturas agrícolas. Embora as plantas sejam capazes de sintetizar os fitormônios necessários para seu crescimento e desenvolvimento, em virtude das funções desempenhadas por alguns dos hormônios vegetais, aplicações de determinados fitormônios vêm sendo posicionadas em culturas como a soja, visando otimizar o desempenho desses hormônios nas plantas e elevar o potencial produtivo da cultura.

Um dos grupos de fitormônios mais utilizados com esse intuito é a citocinina, hormônios responsáveis  principalmente pelo desenvolvimento da planta, estando intimamente relacionados aos processos fisiológicos e divisão celular. Como principais efeitos da citocinina, destacam-se o estímulo à divisão celular (citocinese) na parte aérea (estimulando o crescimento das ramificações) e o atraso da senescência natural das plantas (Tagliapietra et al., 2022).

Também é conhecido que a citocinina apresenta relação com o florescimento da soja, mais especificamente com o pegamento de legumes (Tagliapietra et al., 2022). Avaliando a influência da aplicação de cinetina (citocinina) via foliar, nos estádios R1 e Rna cultura da soja, Moreira & Soares (2019) observaram uma redução  superior a 30% do abortamento de flores, com o uso da citocinina, resultando em maior número de vagens, o que pode promover maior número de grãos e, consequentemente, maior produtividade.

Corroborando os benefícios do incremento da citocinina para o melhor desenvolvimento da soja, um estudo conduzido por Sousa et al. (2024) observou os benefícios da aplicação de regulador de crescimento a base de citocinina (Maxcell) na formação de componentes de produtividade da soja, demonstrando incremento de variáveis como número de ramificações por planta, número de nós por plana e consequentemente número de legumes (vagens) por planta.

Além da influência do emprego da citocinina em soja, Sousa et al. (2024) também observaram o impacto do uso de aminoácidos (Physio crop) de forma isolada e associada a citocinina (Maxcell) em variáveis distintas em soja (tabela 1, tabela 2)

Tabela 1. Valores médios do número de ramificações por planta aos 0, 7, 14 e 21 dias após a aplicação (DAA) dos tratamentos testados.
*Médias seguidas pela mesma letra, na coluna, não diferem entre si pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. DAA = Dias após a aplicação.
Fonte: Sousa et al. (2024)
Tabela 2. Valores médios do número de nós por planta aos 0, 7, 14 e 21 dias após a aplicação (DAA) dos tratamentos testados.
*Médias seguidas pela mesma letra, na coluna, não diferem entre si pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. DAA = Dias após a aplicação.
Fonte: Sousa et al. (2024)

De acordo com os resultados obtidos por Sousa et al. (2024), o tratamento contendo a aplicação isolada de citocinina (Maxcell) promoveu o maior incremento no número de legumes por planta aos 21 dias após a aplicação, em comparação à testemunha e aos demais tratamentos avaliados. Esses resultados reforçam a melhoria de atributos fisiológicos da soja, especialmente relacionados à arquitetura de plantas e a componentes de produtividade, como número de nós e de legumes por planta, sugerindo que, quando adequadamente posicionado, o uso de biorreguladores à base de citocinina pode contribuir de forma efetiva para o aumento da produtividade, desde que não haja fatores limitantes ao crescimento e ao desenvolvimento vegetal.

Nesse mesmo sentido, outras pesquisas indicam que, além de favorecer o pegamento de legumes e o potencial produtivo, a aplicação de produtos à base de citocinina antes da floração estimula o crescimento vegetativo e a emissão de ramificações. Assim, esse manejo torna-se uma alternativa estratégica para ampliar o índice de área foliar, especialmente em situações de falhas no estabelecimento da lavoura ou em semeaduras tardias, nas quais a redução do ciclo compromete naturalmente a expansão foliar (Tagliapietra et al., 2022).

Referências:

MOREIRA, A. C. S.; SOARES, L. H. EFEITO DA CINETINA EM SOJA NO ESTÁDIO REPRODUTIVO. Revista Perquirere, 2019. Disponível em: < https://revistas.unipam.edu.br/index.php/perquirere/article/download/3220/744/8498#:~:text=Portanto%2C%20a%20utiliza%C3%A7%C3%A3o%20de%20citocinina,vagens%2C%20tornando%20assim%20as%20plantas >, acesso em: 17/11/2025.

SOUSA, C. O. et al. COMPONENTES DE PRODUTIVIDADE DA SOJA SOB EFEITO DE REGULADOR VEGETAL E BIOESTIMULANTE. A multidisciplinaridade em foco: ensino, pesquisa e extensão, v. 2, 2024. Disponível em: < https://downloads.editoracientifica.com.br/articles/240717139.pdf >, acesso em: 17/11/2025.

TAGLIAPIETRA, E. L. et al. ECOFISIOLOGIA DA SOJA: VISANDO ALTAS PRODUTIVIDADES. Santa Maria, ed. 2, 2022.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.