As análises do primeiro decêndio de novembro sobre as condições de chuvas e temperaturas, mostram um cenário onde a região norte e uma parte do noroeste apresentaram chuvas acima da média, sendo a região norte a que apresentou chuvas um pouco mais intensas. Por outro lado, as regiões noroeste, oeste e centro, mostraram um cenário levemente abaixo da média histórica de chuvas.
Na região centro-sul, as precipitações variaram, com registros de chuvas levemente acima ou abaixo da normalidade. No que diz respeito às temperaturas, os registros indicam para temperaturas abaixo da média, exceto na região noroeste, onde se observaram temperaturas acima da média.
Figura 1. Início de novembro (1° decêndio) – Chuva e Temperatura.
Com relação às condições para plantio e semeadura, as condições encontram-se desfavoráveis devido ao elevado volume de chuvas dos últimos dias, resultando em um o excedente hídrico significativo. Embora haja ampla disponibilidade de água no solo para as culturas, o que configura uma boa disponibilidade hídrica, esse cenário é prejudicial às operações de campo, especialmente o plantio para início da safra.
Figura 2. Início de novembro (1° decêndio) – Condição para plantio.
De acordo com os prognósticos climáticos, para a Região Noroeste do Rio Grande do Sul, são esperados volumes acumulados de chuva para os próximos 15 dias de 330 mm para Santa Rosa, 325 mm para São Luiz Gonzaga e 246 mm para Campo Novo. Para a Região do Planalto, são esperados 286 mm para o município de Água Santa, 276 mm para Sarandi, 297 mm para Não-me-Toque e 286 mm para Ibirubá.
Para a Região Noroeste-Centro, estão previstos 292 mm para Panambi, 295 mm para Cruz Alta, 151 mm para Tupanciretã e 162 mm para Júlio de Castilhos. Para Região Centro-Sul, são previstos 111 mm para São Sepé, 32 mm para Caçapava do Sul, 34 mm para Bagé e 27 mm para Arroio Grande.
Confira a seguir as projeções climáticas para próximos 15 dias para sua região de cultivo.
Inscreva-se agora no canal Rede Técnica Cooperativa – RTC clicando aqui!
Veja mais: Como o fotoperíodo influencia o desenvolvimento da soja?
Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (Site, Facebook, Instagram, Linkedin, Canal no YouTube)