O considerável volume de chuvas nos últimos dias contribuiu efetivamente para a melhoria das condições hídricas do solo no Rio Grande do Sul. Conforme observado, a ocorrência de chuvas acima do previsto prevaleceu na maioria das regiões produtoras do RS, tendo como principais consequências, a melhoria acentua no volume armazenado de água no solo.

Entretanto, levando em consideração que ainda há lavoura de soja para colher e algumas culturas de outono/inverno necessitam ser implantadas, o elevado volume de chuvas pode ter prejudicado de certas práticas de manejo. Com relação aos prognósticos climáticos, para os meses de Maio, Junho e Julho, as projeções do INMET indicam que o Rio Grande do Sul, é uma das regiões com maior volume previsto de precipitações, havendo projeções de volumes acumulados variando entre 400 a 500 mm nos próximos três meses.

Sendo assim, é essencial adequar o planejamento de práticas de manejo, especialmente se tratando da semeadura das culturas de outono/inverno, visando reduzir atrasos em função das condições climáticas. Além disso, com a redução das temperaturas, outro fator a ser considerado é o risco da ocorrência de geadas.



Entretanto, em função das condições necessárias para que esse fenômeno ocorra, nem sempre é possível prever com antecedência as geadas, ficando as previsões, limitadas a poucos dias. As previsões com até 3 dias de antecedência da ocorrência de geadas podem ser acompanhadas mediante consulta ao site do INPE, clicando aqui.

Com relação as previsões de tempo para os próximos 15 dias, estão previstos para a Região Noroeste do RS, segundo as previsões do Climatempo, 6 mm para São Luiz Gonzaga; 8 mm para Santa Rosa e 3 mm para Campo Novo. Já na Região do Planalto, são esperados cerca de 5 mm para Água Santa; 6 mm para Sarandi e 4 mm para Não-Me-Toque e Ibirubá.

No Noroeste-Centro, as previsões de tempo para os próximos 15 dias indicam volumes acumulados de chuva de 5 mm para Panambi, 4 mm para Cruz alta e 4 mm para Tupanciretã e Júlio de Castilhos. No Centro-Sul gaúcho, estão previstos 7 mm para São Sepé e Caçapava do Sul, 10 mm para Bagé e 9 mm para Arroio Grande. Cabe destacar que as previsões do volume de chuvas podem variar, havendo inclusive, discrepâncias entre instituições de monitoramento.

Confira abaixo os prognósticos climáticos e previsões de tempo para os próximos 15 dias para as principais regiões produtoras do RS.


Inscreva-se agora no canal Rede Técnica Cooperativa – RTC clicando aqui!



Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedinCanal no YouTube)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.