InícioDestaqueClima: Prognósticos indicam enfraquecimento do La Niña e aumento da probabilidade de...

Clima: Prognósticos indicam enfraquecimento do La Niña e aumento da probabilidade de condições de neutralidade para 2023

Em muitas propriedades gaúchas, a soja ainda não foi semeada ou está em processo de semeadura, uma das práticas de manejo mais importantes, se não a mais importante da cultura. Contudo, além de uma semeadura adequada, são necessárias boas condições climáticas, em especial de temperatura e disponibilidade hídrica, para que a semente complete seu processo germinativo com êxito, resultando no bom estabelecimento da cultura no campo e estande de plantas.

Portanto, analisar as condições e projeções climáticas nesse momento é de suma importância para embasar a semeadura da soja, visando não só o posicionamento da cultura no campo, como também o bom estabelecimento inicial da lavoura. Durante o mês de Novembro, embora se tenha observado precipitações, de modo geral o volume acumulado de chuvas ficou abaixo da média histórica para o estado do RS, principalmente pela influência do fenômeno La Niña, que vigora no presente momento.

Embora o La Niña tenha ganho intensidade nos últimos meses, Bárbara Sentelhas, Eng. Agrônoma e CEO AGRYMET, destacam que as projeções climáticas indicam uma tendência de enfraquecimento do fenômeno a partir do mês de Janeiro de 2023, com aumento da probabilidade de condições de neutralidade.

Fonte: Rede Técnica Cooperativa – RTC

Segundo projeções, a condição de neutralidade tende a se manter até o meio do ano de 2023 (Junho – Julho), onde a condição de El Niño começa a ganhar força, sobretudo, Sentelhas destaca que ainda é muito cedo para afirmar a ocorrência do El Niño para 2023.

Com relação as previsões de tempo, são esperados para os próximos 30 dias, 130 mm para São Luiz Gonzaga, 117 mm para Santa Rosa e 104 mm para Campo Novo. Já na Região do Planalto Gaúcho, são esperados aproximadamente 102 mm para Água Santa, 95 mm para Sarandi, 108 mm para Não-Me-Toque e 115 mm para Ibirubá.

Para a Região Noroeste-Centro, 111 mm são esperados para Panambi, 117 mm para Cruz Alta, 126 mm para Tupanciretã e 126 mm para Júlio de Castilhos. Na Região Centro-Sul, são esperados para os próximos 30 dias 144 mm para São Sepé, 154 mm para Caçapava do Sul, 160 mm para Bagé e 150 mm para Arroio Grande.

Confira abaixo as previsões climáticas para sua região de cultivo e previsões de safra da soja.


Inscreva-se agora no Canal Rede Técnica Cooperativa – RTC clicando aqui!



Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedinCanal no YouTube

Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares