Com base na análise das anomalias de ocorrência de chuvas e temperatura, as anomalias de chuvas revelam um cenário indicando a ocorrência de chuvas acima da média na região Sul do Brasil, conforme as expectativas para essa época do ano. Em determinadas regiões, as anomalias variaram entre 200 e 300 mm acima da média histórica, principalmente na região norte do Rio Grande do Sul. Esse cenário reflete nos desafios enfrentados no início da safra 2023/24, manifestando-se em alguns lugares devido ao déficit hídrico e em outros pelo excesso de chuvas.
Quanto às temperaturas, o Rio Grande do Sul registrou temperaturas mais próximas a média, não apresentando ondas tão intensas de calor como observadas na região central do país, onde as temperaturas atingiram níveis extremamente elevados.
Figura 1. Chuva e Temperatura – Novembro.
Com relação aos prognósticos de chuva da Climatempo para os próximos 15 dias, nas principais Regiões produtoras do Estado, estão previstos para a Região Noroeste 179 mm para Santa Rosa, 131 mm para São Luiz Gonzaga e 158 mm para Campo Novo. Para a Região do Planalto, são previstos 108 mm para Água Santa, 124 mm para Sarandi, 115 mm para Não-me-Toque e 110 mm para Ibirubá.
Para a Região Noroeste-Centro, estão previstos 118 mm para Panambi, 167 para Cruz Alta, 102 mm para Tupanciretã e 142 mm para Júlio de Castilhos. Já para a Região Centro-Sul são esperados 136 mm para São Sepé, 135 mm para Caçapava do Sul, 130 mm para Bagé e 65 mm para Arroio Grande.
Confira, no vídeo a seguir, os prognósticos climáticos e a previsão do tempo para os próximos 15 dias nas principais regiões produtoras do Rio Grande do Sul.
Inscreva-se agora no canal Rede Técnica Cooperativa – RTC clicando aqui!