Felizmente já é conhecido que condições ambientais, assim como pragas, doenças e plantas daninhas podem interferir na produtividade da soja. Com isso, possibilitou-se a realização de maiores estudos visando identificar a interferência desses fatores para minimizar seus danos e reduções na produtividade da soja.

Quando tratamos de fatores ambientais, as previsões meteorológicas são as principais ferramentas de auxílio na produção agrícola. No sexto episódio do ClimaCast – RTC, o Doutor Paulo Cesar Sentelhas, CTO da Agrymet e professor da ESALQ/USP aborda as previsões de tempo para os próximos dias, dando ênfase nas previsões pluviométricas para o Rio Grande do Sul.

Embora algumas regiões do Brasil já estejam em período de colheita, em virtude dos atrasos de semeadura boa parte das lavouras Gaúchas encontram-se com soja em pleno desenvolvimento, sendo assim, as precipitações pluviométricas são fundamentais para o bom crescimento e desenvolvimento da cultura, refletindo em boas produtividades especialmente em áreas de sequeiro.

Com exceção da região Centro-Sul, as previsões apontam para bons volumes acumulados para o restante das regiões, com períodos de estiagem. Embora para a Região Centro-Sul estejam previstos baixos volumes acumulados de chuva, Sentelhas explica que não serão observadas grandes interferências na produtividade da soja.



Segundo Sentelhas, o La niña continua se manifestando, no entanto em virtude das temperaturas observadas no Oceano Atlântico, o fenômeno não se manifestou tão claramente no estado do Rio Grande do Sul, onde ocorreram boas precipitações no mês de janeiro, contribuindo para a boa disponibilidade de água no solo.

Novas projeções estimam produtividades médias de aproximadamente 54,4 sc.ha-1 para a safra 20/21, variando entre 50 e 58 sc.ha-1 de acordo com a região de cultivo. Em comparação a safra passada (19/20), há um considerável aumento de produtividade especialmente na região Centro-Sul, aumento esse que pode chegar a 62%.


Veja também: Chicago pode sustentar preço interno da soja, apesar de dólar volátil


Figura 1. Estimativa de produtividade de soja (sc.ha-1) e incremento percentual em relação à safra 19/20.

Fonte: Rede Técnica Cooperativa – RTC

Confira abaixo as previsões para sua região de cultivo.


Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedinCanal no YouTube



DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.