Felizmente já é conhecido que condições ambientais, assim como pragas, doenças e plantas daninhas podem interferir na produtividade da soja. Com isso, possibilitou-se a realização de maiores estudos visando identificar a interferência desses fatores para minimizar seus danos e reduções na produtividade da soja.
Quando tratamos de fatores ambientais, as previsões meteorológicas são as principais ferramentas de auxílio na produção agrícola. No sexto episódio do ClimaCast – RTC, o Doutor Paulo Cesar Sentelhas, CTO da Agrymet e professor da ESALQ/USP aborda as previsões de tempo para os próximos dias, dando ênfase nas previsões pluviométricas para o Rio Grande do Sul.
Embora algumas regiões do Brasil já estejam em período de colheita, em virtude dos atrasos de semeadura boa parte das lavouras Gaúchas encontram-se com soja em pleno desenvolvimento, sendo assim, as precipitações pluviométricas são fundamentais para o bom crescimento e desenvolvimento da cultura, refletindo em boas produtividades especialmente em áreas de sequeiro.
Com exceção da região Centro-Sul, as previsões apontam para bons volumes acumulados para o restante das regiões, com períodos de estiagem. Embora para a Região Centro-Sul estejam previstos baixos volumes acumulados de chuva, Sentelhas explica que não serão observadas grandes interferências na produtividade da soja.
Segundo Sentelhas, o La niña continua se manifestando, no entanto em virtude das temperaturas observadas no Oceano Atlântico, o fenômeno não se manifestou tão claramente no estado do Rio Grande do Sul, onde ocorreram boas precipitações no mês de janeiro, contribuindo para a boa disponibilidade de água no solo.
Novas projeções estimam produtividades médias de aproximadamente 54,4 sc.ha-1 para a safra 20/21, variando entre 50 e 58 sc.ha-1 de acordo com a região de cultivo. Em comparação a safra passada (19/20), há um considerável aumento de produtividade especialmente na região Centro-Sul, aumento esse que pode chegar a 62%.
Veja também: Chicago pode sustentar preço interno da soja, apesar de dólar volátil
Figura 1. Estimativa de produtividade de soja (sc.ha-1) e incremento percentual em relação à safra 19/20.

Confira abaixo as previsões para sua região de cultivo.