O Clima Cast inicia com um alerta sobre o risco de geada que ocorreu no dia 19 de julho, quando algumas regiões registraram temperaturas próximas a zero grau, sugerindo a possibilidade de já ter ocorrido geada nesses locais. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) prevê a continuação desse risco na Região Centro-Sul e parte do Noroeste a partir do dia 27 permanecendo no dia 28 concentrado na região Centro-Sul. Embora o risco seja considerado fraco, é importante manter a atenção para essa possibilidade nessa região. Vale ressaltar que o monitoramento do risco de geada é atualizado diariamente, não sendo possível fornecer previsão a longo prazo.
Figura 1. Monitoramento de Risco de Geada.
Conforme prognósticos climáticos, para a Região Noroeste do Rio Grande do Sul, são esperados volumes acumulados de chuva para os próximos 15 dias de 45 mm para São Luiz Gonzaga, 35 mm para Santa Rosa e 27 mm para Campo Novo. Na Região do Planalto, são esperados 26 mm para cidade de Água Santa, 30 mm para Sarandi, 30 mm para Não-me-Toque e 36 mm para Ibirubá.
Na Região Noroeste-Centro, são previstos 35 mm para Panambi, 40 mm para Cruz Alta, 19 mm para Tupanciretã, 20 mm para Júlio de Castilhos. Para Região Cetro-Sul, são previstos 34 mm para São Sepé, 39 mm para Caçapava do Sul, 28 mm para Bagé e 36 mm para Arroio Grande.
Com base na Análise de Favorabilidade Climática para Tráfego e Colheita, conclui-se que, no geral, o final do mês de julho apresenta condições amplamente favoráveis para operações de campo e colheita. Com exceção dos municípios de São Sepé, Caçapava do Sul, Bagé e Arroio Grande entre os dias 25 e 28 de julho, período em que as condições podem não ser tão adequadas nesses locais específicos, mas retornando a condições favoráveis no início de agosto.
No início do mês de agosto, especialmente no primeiro decêndio, prevaleceram condições majoritariamente favoráveis, com uma única exceção no dia 7 devido à possibilidade de precipitações. Entre os dias 12 e 16, espera-se que as condições se tornem desfavoráveis devido ao prognóstico de chuva nesse período. No entanto, a partir do dia 18, as condições devem novamente se tornar favorável e razoável para as atividades em campo, proporcionando um cenário mais propício para as operações agrícolas.
Figura 2. Favorabilidade Climática para Tráfego e Colheita.
Em relação à Favorabilidade Climática para o Desenvolvimento da Lavoura, que está diretamente relacionado ao balanço hídrico e à disponibilidade de água no solo, constata-se que, em grande parte, as condições são favoráveis. Entretanto, no início do mês de agosto, nota-se que as condições começam a se tornar razoáveis, principalmente nas regiões Noroeste, Planalto e Noroeste-Centro, enquanto a região Centro-Sul já apresenta uma condição mais favorável. Contudo, a partir do dia 14 de agosto, as condições voltam a predominar como muito favorável e favorável, indicando um cenário propício para o desenvolvimento das lavouras nesse período.
Figura 3. Favorabilidade para Desenvolvimento da Lavoura.
Confira abaixo as projeções climáticas para próximos 15 dias para sua região de cultivo.
Inscreva-se agora no canal Rede Técnica Cooperativa – RTC clicando aqui!
Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (Site, Facebook, Instagram, Linkedin, Canal no YouTube)
Redação: Vívian Oliveira Costa, Eng. Agrônoma pela Universidade Federal de Santa Maria.