Com um cenário desfavorável durante o mês de Março, a baixa disponibilidade hídrica do solo prejudicou grande parte das lavouras no Rio Grande do Sul, impactando negativamente o final do ciclo da soja. Conforme atualizações da CONAB, até 23 de Março cerca de 19% da soja do Rio Grande do Sul já havia sido colhida (figura 1), no entanto, ainda há lavoura em estádio de floração, enchimento de grãos e maturação fisiológica no Estado.
Figura 1. Progresso da colheita de soja nos principais Estados produtores do Brasil. Levantamento 17/03/25 a 23/03/25.

Fonte: Conab (2025)
Até 25 de março, algumas regiões do RS apresentavam menos de 30% de água disponível no solo. Nesse contexto, é essencial que ocorra a normalização das chuvas para a melhor desenvolvimento das culturas de inverno que sucedem a soja.
Com relação aos fenômenos ENSO, até então a maioria dos modelos climatológicos indicam uma tendência de manutenção da condição de neutralidade, pelo menos para o primeiro semestre de 2025 (figura 2), o que não indica necessariamente uma condição de normalidade, tornando ainda mais importante, acompanhar as previsões do tempo a curto prazo, principalmente se tratando das projeções de chuva, visto a discordância trazida por modelos climáticos.
Figura 2. Previsão de probabilidade oficial do CPC ENSO de Março de 2025.

Confira as atualizações climáticas trazidas por Bárbara Sentelhas em mais um ClimaCast RTC.
Inscreva-se agora no canal Rede Técnica Cooperativa – RTC clicando aqui!
Referências:
CONAB. PROGRESSO DE SAFRA. Companhia Nacional de Abastecimento, Acompanhamento das lavouras – 17/03/2025 a 23/03/2025, 2025. Disponível em: < https://www.conab.gov.br/info-agro/safras/progresso-de-safra >, acesso em: 27/03/2025.
IRI. PREVISÃO ENSO. Columbia Climate School International Research Institute For Climate and Society, 2025. Disponível em: < https://iri.columbia.edu/our-expertise/climate/forecasts/enso/current/ >, acesso em: 27/03/2025.