Com um cenário desfavorável durante o mês de Março, a baixa disponibilidade hídrica do solo prejudicou grande parte das lavouras no Rio Grande do Sul, impactando negativamente o final do ciclo da soja. Conforme atualizações da CONAB, até 23 de Março cerca de 19% da soja do Rio Grande do Sul já havia sido colhida (figura 1), no entanto, ainda há lavoura em estádio de floração, enchimento de grãos e maturação fisiológica no Estado.

Figura 1. Progresso da colheita de soja nos principais Estados produtores do Brasil. Levantamento 17/03/25 a 23/03/25.
*Percentual de colheita calculado em relação ao semeado acumulado da semana.
Fonte: Conab (2025)

Até 25 de março, algumas regiões do RS apresentavam menos de 30% de água disponível no solo. Nesse contexto, é essencial que ocorra a normalização das chuvas para a melhor desenvolvimento das culturas de inverno que sucedem a soja.

Com relação aos fenômenos ENSO, até então a maioria dos modelos climatológicos indicam uma tendência de manutenção da condição de neutralidade, pelo menos para o primeiro semestre de 2025 (figura 2), o que não indica necessariamente uma condição de normalidade, tornando ainda mais importante, acompanhar as previsões do tempo a curto prazo, principalmente se tratando das projeções de chuva, visto a discordância trazida por modelos climáticos.

Figura 2. Previsão de probabilidade oficial do CPC ENSO de Março de 2025.
Fonte: IRI (2025)

Confira as atualizações climáticas trazidas por Bárbara Sentelhas em mais um ClimaCast RTC.


Inscreva-se agora no canal Rede Técnica Cooperativa – RTC clicando aqui!


Referências:

CONAB. PROGRESSO DE SAFRA. Companhia Nacional de Abastecimento, Acompanhamento das lavouras – 17/03/2025 a 23/03/2025, 2025. Disponível em: < https://www.conab.gov.br/info-agro/safras/progresso-de-safra >, acesso em: 27/03/2025.

IRI. PREVISÃO ENSO. Columbia Climate School International Research Institute For Climate and Society, 2025. Disponível em: < https://iri.columbia.edu/our-expertise/climate/forecasts/enso/current/ >, acesso em: 27/03/2025.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.