Diante das informações de que brasileiros estão recebendo pacotes de sementes não solicitadas, similar ao que tem ocorrido nos Estados Unidos nas últimas semanas, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) alerta a população brasileira para não abrir essas embalagens.

Caso algum envelope ou pacote, contendo sementes ou material vegetal, chegue à sua residência sem que um pedido de compra online tenha ocorrido ou com remetente desconhecido, a CNA recomenda levar o material para uma das superintendências federais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O fato deve ser relatado para que sejam tomadas as devidas providências.

A importação de vegetais sem autorização pode facilitar a entrada de pragas ou doenças que não existem ou estão erradicadas no país, além do potencial de causar prejuízos econômicos. Cabe ressaltar que o controle fitossanitário brasileiro é extremamente rigoroso, com vários órgãos atuando para evitar a entrada de produtos não autorizados, sendo o Mapa um dos responsáveis pela fiscalização de materiais de origem animal e vegetal.

Qualquer dúvida ou esclarecimento sobre os procedimentos em relação a essas encomendas, os produtores poderão entrar em contato com as superintendências do Mapa nos estados.

Fonte: CNA, dispnível no Portal do Sistema SNA

Texto originalmente publicado em:
Sociedade Nacional de Agricultura - SNA
Autor: SNA

Nenhum comentário

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.