A estimativa de produtividade de nivelamento para a safra 24/25 revela que o produtor pode ter dificuldades em saldar seu custo de produção

A perspectiva de resultados da próxima safra preocupa, visto que a produtividade de nivelamento, necessária para saldar o Custo Operacional Efetivo (COE), está próxima, quando não maior, da produtividade média registrada nas últimas três safras.

Estimativa realizada com base nos resultados do Projeto Campo Futuro (Sistema CNA/Senar) mostra que a situação para o milho 2ª safra é a mais crítica, visto que a produtividade não foi suficiente para pagar as contas nas praças de Rio Verde – GO e Cascavel – PR nas últimas duas safras.

Para a soja, também observa-se um cenário apertado. Em Carazinho – RS, a produtividade média estaria igual a produtividade efetiva, e em Dourados – MS a produtividade média seria suficiente para 87% do COE. Estes valores seriam insuficiente para os custos de remuneração do capital próprio, depreciações e pró-labore.

Esse cenário ainda é preocupante ao considerar que os produtores já vêm de resultados negativos da safra 23/24, em que ficou descapitalizado devido à queda expressiva dos preços da soja e do milho.

Fonte: CNA – Projeto Campo Futuro CNA/Senar e Cepea.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.