No último mês de Agosto, as condições hídricas do solo foram marcadas pela baixa disponibilidade de água, especialmente na região Norte do Brasil, assolando diversas áreas de produção. Com exceção do Rio Grande do Sul, o restante do Brasil foi marcado pelas condições críticas de armazenamento de água no solo nos últimos dois meses de 2024, favorecendo a ocorrência de queimadas.

Infelizmente para os primeiros 15 dias de Setembro, as previsões climáticas indicam baixo volume de chuvas para o país, sendo essa, uma condição agravante para as queimadas, favorecendo a propagação dos incêndios.


undefined


Em um panorama geral para todo o mês de Setembro, as previsões climáticas trazidas pelo INMET e NOAA, indicam um cenário com chuvas abaixo da  média, com exceção para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, demonstrando que, possivelmente Setembro será um mês seco, prejudicando o início da semeadura das culturas de verão.

Com relação aos fenômenos ENSO, embora a maioria dos modelos climatológicos indiquem uma La Niña de fraca a moderada, espera-se que esse fenômeno já demonstre interferência a partir do mês de Outubro. Fábio Marin, Professor e Pesquisador da ESALQ, destaca que essa condição pode favorecer o estabelecimento das culturas de verão nesse período, pelo aumento das chuvas no final de Outubro (2° quinzena), especialmente na região do Mato Grosso.



No geral, a maioria dos modelos climatológicos indicam uma La Niña fraca e de curta duração, No entanto, vale destacar que a probabilidade da ocorrência do La Niña fica na casa dos 70%, o que indica que, estatisticamente, também há probabilidade que esse fenômeno não ocorra.

Probabilidade de ocorrência dos fenômenos ENSO.
Fonte: IRI (2024)

Confira abaixo as atualizações trazidas pelo Professor e Pesquisador Fábio Marin em mais um Boletim do Sistema Tempocampo.


Inscreva-se agora no canal Prof. Fábio Marin clicando aqui!


Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedinCanal no YouTube

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.