A Comissão Nacional de Empreendedores Familiares Rurais da CNA realizou, na terça (17), reunião para tratar do novo Manual do Crédito Fundiário, mudanças recentes no Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e acesso aos recursos e execução do Plano Safra 24/25.

A reunião foi conduzida pelo presidente da comissão, Geovando Viera Pereira, com apoio da assessora técnica da CNA, Maria Angélica Feijó, e contou com a participação de representantes das Federações estaduais de agricultura e pecuária.

Durante a reunião, a comissão debateu o Plano Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), uma política pública voltada para agricultores familiares e trabalhadores rurais que visa a produção agropecuária, a geração de renda e a promoção da sucessão rural.

O Novo Manual do Crédito Fundiário do PNCF foi apresentado pelo Coordenador Geral de Crédito Fundiário do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Hebert Rodrigues Pereira. Ele falou as principais alterações e destacou o gerenciamento de risco e uma nova linha de crédito com foco no jovem.

“Trabalhamos para a criação da linha Terra da Juventude, que tem o objetivo direto de incentivar o empreendedorismo rural. Vamos atender jovens de 18 anos até 30 anos, com taxas de juros especiais”, disse.

Segundo Pereira, em um estudo recente realizado pelo ministério, três pontos foram apontados como prioritários pelos jovens do campo – a conectividade, legalização e tecnologia e inovação. Ele afirmou que esses pontos estão sendo levados em conta pelo Plano Nacional de Crédito Fundiário.

Maria Angélica destacou o trabalho desenvolvido pelo Sistema CNA/Senar no que se refere ao desenvolvimento de tecnologia e inovação no campo e também para apoiar a permanência dos jovens nas propriedades rurais em processos de sucessão familiar.

“A CNA tem a Comissão Nacional de Novas Lideranças do Agro que trabalha com todos os temas referentes ao jovem no campo. A notícia dessa nova linha de crédito é muito boa e vem ao encontro das nossas reivindicações”, destacou.

O presidente da Comissão também destacou o trabalho do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) de apoio aos produtores rurais. “Além das capacitações, a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar pode auxiliar esses jovens a empreenderem no campo”, enfatizou Geovando.

Na reunião também foram debatidos problemas relatados sobre o Proagro e o Cadastrado da Agricultura Familiar, além das ações da Comissão no biênio 24/25 e sugestões das Federações.

Fonte: CNA



 

FONTE

Autor:Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil

Site: CNA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.