InícioDestaqueCNA destaca importância do agro brasileiro em sessão solene da Câmara

CNA destaca importância do agro brasileiro em sessão solene da Câmara

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na quarta (24), da sessão solene em homenagem ao Dia Mundial da Agricultura no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília.

O presidente da Comissão Nacional Nacional de Assuntos Fundiários da CNA e a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Marcelo Bertoni, representou o presidente da Confederação, João Martins, no evento.

Ele compôs a mesa de abertura, com a presença de parlamentares como o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Pedro Lupion, e a senadora Tereza Cristina.

O Dia Mundial da Agricultura foi comemorado no dia 20 de março como forma de reconhecer o trabalho dos produtores rurais na produção de alimentos.

Considerando o desempenho do setor, que tem um papel crucial no fortalecimento da economia nacional, a Câmara dos Deputados reconhece e homenageia a contribuição significativa do agro para o desenvolvimento do Brasil”, afirmou Bertoni.

Ele apontou a revolução agrícola das últimas décadas como razão da transformação econômica do país e da melhoria da qualidade de vida de milhões de brasileiros.

O aumento da produção agrícola resultou em uma redução significativa dos preços dos alimentos, beneficiando a população e impulsionando o poder de compra para os outros setores da economia.”

O presidente da Famasul também frisou o desempenho do agro brasileiro nas exportações, ao lembrar que o setor não apenas atende as demandas internas, mas contribui para o saldo da balança comercial do país. “O Brasil é o maior exportador global de commodities agrícolas, gerando uma receita de cerca de US$ 167 bilhões apenas em 2023.”

Bertoni disse ainda que esse desempenho do agro é também resultado do uso de tecnologias de baixa emissão de carbono que contribuem para a redução das emissões de gases de efeito estufa e aumento da eficiência produtiva.

Diante desse compromisso com a sustentabilidade, a agricultura brasileira se destaca como um exemplo a ser seguido, demonstrando que é possível conciliar desenvolvimento econômico com a preservação ambiental.”

Ao final do discurso, Marcelo Bertoni enfatizou que a história de sucesso do agro é resultado do trabalho dos produtores, de instituições de pesquisa como a Embrapa, e de entidades como a CNA, Senar e do Congresso Nacional, especialmente da FPA.

Diante desses fatos, é essencial reconhecer publicamente a importância do setor agropecuário brasileiro. O produtor rural precisa de segurança jurídica e paz no campo para produzir melhor e com sustentabilidade.”

Fonte: CNA



 

FONTE

Autor:Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil

Site: CNA Brasil

Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares