A CNA participou do Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão e Digital (ConBAP) 2024, realizado em Ribeirão Preto (SP) no período de 25 a 27 de novembro.

O evento debateu diversos temas relacionados à inovação e os desafios da agricultura de precisão, com destaque para a sustentabilidade, digitalização no campo e gestão integrada de recursos.

O presidente da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da CNA, André Dobashi, fez a palestra “Quem será o produtor de grãos do futuro?” no encerramento do congresso, na quarta (27).

Dobashi apresentou um panorama das tecnologias já adotadas no Brasil e discutiu os desafios previstos para os próximos 10 anos, destacando a importância da modernização do setor e da comunicação com os mercados consumidores.

“O produtor rural brasileiro desempenha um papel fundamental na segurança alimentar mundial, mas precisamos superar os desafios de comunicação com os mercados consumidores,” disse.

Segundo ele, é essencial consolidar a imagem do país como uma potência na produção agroalimentar. “Temos extensão territorial, potencial de crescimento de produtividade e, acima de tudo, a produção mais sustentável do mundo.”

O presidente da comissão da CNA enfatizou a importância de consolidar bases de dados para comprovar as ações realizadas dentro da porteira, especialmente em temas relacionados à sustentabilidade e eficiência produtiva.

“Precisamos investir em plataformas integradas e confiáveis para registrar práticas agrícolas, uso de tecnologias e indicadores ambientais. Essas informações são fundamentais para mostrar ao mundo a responsabilidade e a eficiência do agro brasileiro”, complementou.

Fonte: CNA



 

FONTE

Autor:Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil

Site: CNA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.