A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com entidades do setor agropecuário, desenvolveu um material informativo para orientar os produtores a lidar com plantas daninhas nas lavouras de soja.

A publicação digital traz informações para os produtores rurais sobre as principais plantas daninhas e as boas práticas de manejo, e será disponibilizada para as federações e sindicatos rurais divulgarem nos estados.

A CNA faz parte de um grupo de trabalho do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) com diversas entidades representativas do setor para evitar a ocorrência dessas pragas nas cargas de soja, principalmente, naqueles carregamentos destinados à China.

A China atualizou a lista de espécies de plantas daninhas consideradas quarentenárias naquele país, cujas sementes não podem estar presentes na produção de soja brasileira. Ademais, as plantas daninhas acarretam grandes prejuízos ao produtor como perda de produtividade, por exemplo, e o manejo adequado permite a redução nos custos de produção.

As entidades que contribuíram para a elaboração do material foram: Aprosoja Brasil, CropLife Brasil, Embrapa, Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav).

A RESPONSABILIDADE É DE TODOS!

Em função dos riscos e prejuízos reais a toda a cadeia produtiva de soja foi instaurado no âmbito da Câmara Setorial da Cadeia da Soja do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), um grupo de trabalho com a participação das entidades representantes do setor. O objetivo é evitar a ocorrência destas pragas nas cargas de soja, por meio de campanha de adoção das boas práticas de:

Acesse o informativo clicando aqui.

Fonte: CNA Agro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.