A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na quarta (26) e quinta (27), de oficina do Programa Nacional de Bioinsumos (PNB), organizado pelo Ministério da Agricultura, órgão que coordena o Programa.

O objetivo da oficina foi desenvolver os objetivos do Programa, como a atualização de normas referentes aos bioinsumos, a promoção de boas práticas de produção e de uso, fomento à pesquisa e desenvolvimento de tecnologias.

O encontro reuniu representantes dos órgãos de agricultura, abastecimento, meio ambiente e saúde, representantes de produtores, indústrias e instituições de pesquisa. A assessora técnica da CNA, Letícia Fonseca, participou da oficina.

Um dos temas debatidos foi a atualização dos objetivos estratégicos dentro do programa e definição de metas e estratégias, com o intuito de tornar as ações e resultados mensuráveis.

“O Brasil produz e oferta alimentos para a sociedade nacional, e para diversos outros países. Temos uma agropecuária diversa e grande potencial de ampliação de produção, sem necessariamente ampliação das áreas plantadas. Mas os desafios também estão aí, e também se ampliam junto com os incrementos produtivos. O desenvolvimento de novas tecnologias, o acesso e orientação sobre o uso é essencial”, destacou Letícia.

De acordo com a assessora técnica, a CNA trabalha para a garantia do direito à produção de bioinsumos para uso próprio. “Uma ferramenta já difundida, e que traz alternativas e segurança produtiva ao produtor. Estimular a capacitação e a formação de competência técnica em boas práticas de produção e de uso de bioinsumos é essencial”, afirmou.

Fonte: CNA



 

FONTE

Autor:Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil

Site: CNA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.