A colheita avançou na semana para 40% dos cultivos. Lavouras seguem com boa sanidade no Estado.
Na de Bagé, com 40% da área de cultivo do grão no Estado, a colheita das lavouras de arroz apresentou evolução ao longo da semana, mesmo com chuvas. Os índices de colheita são menores na Campanha – em Hulha Negra (15%) e Dom Pedrito (36%), e maiores na Fronteira Oeste – em Uruguaiana (40%), Itaqui e Maçambará (45%) e São Borja (55%). Produtores intensificaram a colheita para evitar a perda de qualidade dos grãos prontos, que ocorre com o processo de umedecimento e secagem, na alternância entre períodos chuvosos e secos. A produtividade está dentro do esperado de oito mil quilos por hectare, e algumas lavouras superam nove mil quilos. A qualidade da safra é considerada muito boa, com rendimentos de aproximadamente 60% de grãos inteiros.
Na região da Emater/RS-Ascar de Santa Maria, onde são cultivados 14% da área da cultura do Estado, 46% já foram colhidos e 41% estão no estádio de maturação. A produtividade média deve ser superior a 7.500 quilos por hectare.
Na de Soledade, lavouras estão em enchimento de grãos, maturação fisiológica e 25% colhido. As lavouras colhidas apresentam ótimas produtividades; em Candelária, muitas delas alcançaram produtividades de 10 mil quilos por hectare, com ótima qualidade do grão.
Na de Pelotas, que corresponde a 17% dos cultivos gaúchos, a colheita foi intensificada, chegando a 22% das áreas cultivadas. O arroz está predominantemente na fase de maturação, com 67% das áreas. Em São Lourenço do Sul, Pelotas e Jaguarão, já estão colhidos 40% da safra. À medida que avança a colheita, as produtividades devem recuar, pois passarão a ser colhidas as áreas que foram semeadas mais tarde. Ainda que tenham sido implantadas na época normal, há menos chances de que tais lavouras atinjam tetos maiores de produtividades. Ainda assim, o rendimento será bom, apesar da ocorrência de muitos dias encobertos e com chuvas.
Na de Porto Alegre, as condições climáticas seguem favoráveis. A colheita da cultura avança para cerca de 37% da área.
Na regional de Santa Rosa, a safra está praticamente colhida, com produtividade entre oito mil e nove mil quilos por hectare, um pouco abaixo da observada no início da colheita.
Mercado (saca de 50 quilos)
No levantamento semanal de preços realizado pela Emater/RS-Ascar no Estado, o preço médio do arroz reagiu positivamente e teve aumento de 0,57%, alcançando o valor de R$ 86,01/sc.
Fonte: Emater/RS-Ascar – Informativo Conjuntural – Nº 1651