InícioDestaqueColheita da safra 22/23 de soja alcança 95,4% da área

Colheita da safra 22/23 de soja alcança 95,4% da área

Previsão Agrometeorológica* (08/05/2023 a 15/05/2023)

N-NE: São previstos volumes de chuva que podem ultrapassar 80 mm no Centro e Noroeste do AM, RR, AP e áreas do PA. No Norte do MA, são previstos volumes entre 40 e 60 mm. No Norte do PI e litoral da BA, podem ocorrer chuvas localizadas entre 10 e 30 mm. No Matopiba, predominará o baixo volume de chuvas e a restrição hídrica para os cultivos de algodão, milho 2ª safra e sorgo no Oeste da BA. Na região do SEALBA, a umidade do solo deverá continuar baixa, restringindo a semeadura do feijão e milho 3ª safra, principalmente nas áreas mais distantes do litoral.

CO: Haverá predomínio de tempo quente e seco em grande parte da região, com chuvas mais localizadas e em forma de pancadas sobre a parte Oeste de MT, com acumulados entre 20 e 50 mm. Apesar da redução do armazenamento de água no solo, a umidade continuará atendendo a demanda hídrica dos cultivos de algodão e milho 2ª safra na maioria das áreas, com exceção do Noroeste de GO e algumas localidades no Sudeste de MT.

SE: Haverá predomínio de tempo quente e seco no interior da região. Acumulados inferiores a 40 mm podem ocorrer na porção Leste de MG, ES e RJ. Com exceção do Noroeste, Norte e Centro de MG, a umidade no solo será suficiente para os cultivos de 2ª safra. Na Serra da Mantiqueira e no Sul de MG, as temperaturas podem ficar entre 14 e 16°C. As condições continuarão favoráveis para a maturação e colheita do café e da cana-de-açúcar.

S: Há previsão de baixos volumes de chuvas, inferiores a 30 mm, no início da semana em parte do RS e do PR, além de SC. No decorrer da semana, as precipitações irão reduzir, principalmente no Oeste do RS. Devido ao armazenamento de água no solo, as condições serão favoráveis para o desenvolvimento dos cultivos de 2ª safra, a semeadura e o início do desenvolvimento dos cultivos de inverno. A colheita dos cultivos de 1ª safra também será favorecida pelo clima em toda a região. Podem ocorrer geadas a partir do dia 10/05 em áreas serranas do RS e SC.

PROGRESSO DE SAFRA

SOJA

95,4% colhida. No RS, a ocorrência de precipitações, dias nublados e a manutenção de alta umidade do ar restringiu a evolução da colheita. As áreas colhidas apresentam grande heterogeneidade entre si, mesmo próximas geograficamente, devido as condições climáticas durante o ciclo. No PR, a colheita está quase finalizada, faltando apenas as áreas tardias, em maturação. Em GO, a colheita foi concluída com boas produtividades e qualidade de grãos. Em MG, a colheita está sendo finalizada, 99,7%, e a produtividade observada tem sido boa. Na BA, a colheita está praticamente finalizada e as produtividades obtidas superaram as estimativas iniciais. No MA, a colheita avança nas regiões Centro e Oeste. No PI, a colheita atinge 99%, com produtividades superiores às estimativas iniciais. Em SC, a colheita se concentra nas lavouras tardias, com produtividades inferiores devido ao ataque de doenças, principalmente a ferrugem. No PA, as chuvas frequentes prejudicam o andamento da colheita no polo de Paragominas.

MILHO 2° SAFRA

100% semeada. Em MT, o solo permaneceu com umidade suficiente para o desenvolvimento das lavouras, principalmente nas áreas semeadas tardiamente. No PR, grande parte das lavouras apresentam boas condições, favorecidas pelas retorno das precipitações. Em MS, mesmo com a redução das chuvas, a umidade do solo permanece adequada para as lavouras. Em GO, a redução das chuvas, nos últimos dias, não comprometeu o desenvolvimento na maioria das áreas. Em SP, o plantio está finalizado. Em MG, as lavouras apresentam bom desenvolvimento em função das chuvas e da umidade do solo. A incidência de cigarrinha está sendo controlada. No TO, a maioria das áreas encontram-se em enchimento de grãos e as precipitações foram benéficas às lavouras. No MA, as lavouras apresentam boas condições, favorecidas pelas ocorrência das precipitações. No PI, a cultura se estabelece em boas condições, em sua maioria. No PA, o plantio se concentra no Polo de Santarém e as precipitações frequentes favorecem o desenvolvimento.

ARROZ

94,5% colhido. No RS, a colheita atingiu 99% das áreas produtoras. Verifica-se uma grande variação na qualidade do grão, principalmente em relação ao grão inteiro. Tal diferença se dá pela ocorrência de altas temperaturas diurnas e a amplitude térmica durante praticamente todo período de enchimento do grão e maturação. Além, da deficiência hídrica provocada pela estiagem durante as principais fases de desenvolvimento da cultura. Em SC e GO, a operação da colheita foi finalizada. No MA, a colheita de arroz sequeiro foi iniciada em praticamente todas as regiões. Em MT, a colheita atingiu 86,7% e o clima favorável tem contribuído para a maturação, resultando numa boa produtividade.

Fonte: Conab



 

Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares