PRODUTIVIDADE RECORDE
Com a colheita da soja alcançando 88,12% das áreas finalizadas em Mato Grosso, o Imea reavaliou as condições das lavouras e o rendimento aguardado para a safra 2022/23. Desse modo, a projeção de produtividade foi reajustada para 61,59 sc/ha, alta de 1,92% em relação ao último relatório e 3,80% ante a safra passada. Isso ocorreu devido à retomada de bons volumes de chuva em dez/22, e o longo período de luz nesse período, o que auxiliou na recuperação fisiológica das plantas e no desenvolvimento do potencial produtivo das áreas precoces. Em relação às regiões, a sudeste, norte e médio-norte apresentaram os maiores rendimentos, de 62,54 sc/ha, 62,50 sc/ha e 62,27 sc/ha, respectivamente. Por fim, daqui em diante a colheita começa a entrar nas áreas mais arenosas, com menor investimento, e/ou de primeiro ano de cultivo, o que ainda será um ponto de atenção para a consolidação da produtividade aguardada em MT.
Confira os destaques do Boletim:
SOJA MT CAI: devido à queda dos preços em Chicago, a cotação da soja em MT exibiu recuo de 1,15% no comparativo semanal, cotada na média a R$ 146,96/sc.
CHICAGO EM QUEDA: com a maior oferta no mercado, a cotação da soja na CME Group exibiu baixa de 1,64% ante a semana passada, com média de US$ 15,13/bu.
PRÊMIO EM ALTA: com a baixa movimentação dos portos, devido ao feriado de Carnaval, o prêmio exibiu alta de 10,00%, no comparativo semanal.
Além dos rendimentos, o Imea também revisou a área e produção para a temporada 22/23, trazendo incremento ante o relatório passado e novas projeções para a demanda de exportação
A área de soja foi reajustada para 11,99 milhões de hectares, aumento de 4,50% ante à safra passada. A alta continua pautada pela valorização do preço da oleaginosa nos últimos anos, a demanda aquecida no mercado e o cenário favorável para as cotações dos subprodutos. Com os incrementos nos indicadores de área e produtividade, a produção da safra 2022/23 foi projetada para 44,30 milhões de toneladas de soja, representando um aumento de 3,46% ante o relatório passado e 8,35% no comparativo com a safra 21/22, caracterizando mais uma safra recorde para o estado. Por fim, com a produção volumosa de Mato Grosso, as exportações da temporada devem aumentar 9,48% em relação à safra passada, alcançando o recorde de 27,11 milhões de toneladas, o que representa 61,20% na participação da produção aguardada para o estado.
Fonte: Boletim semanal n° 739 – Soja – IMEA