Previsão Agrometeorológica* (29/05/2023 a 05/06/2023)

N-NE: São previstos volumes de chuva superiores a 80 mm em áreas do AM, AC e PA. No Matopiba, a previsão de tempo estável e seco favorecerá a maturação do algodão. No geral, a umidade no solo continuará suprindo a demanda hídrica do milho 2ª safra, com exceção do Oeste da BA e de áreas do TO e PI. Na SEALBA, apesar do baixo volume de chuvas previsto, a umidade no solo favorecerá a semeadura e o início do desenvolvimento do feijão e milho 3ª safra na maior parte da região.

CO: Em grande parte da região, há previsão de tempo seco, principalmente em MT, GO e DF. Apesar da redução do armazenamento de água no solo, a umidade ainda será favorável à demanda hídrica do algodão e milho 2ª safra na maioria das áreas. Em MS, a previsão de acumulados de chuva maiores que 30 mm, podendo ultrapassar 50 mm em áreas centrais do estado, favorecerá o desenvolvimento do trigo, além do milho 2ª safra em desenvolvimento vegetativo, floração e enchimento de grãos.

SE: O tempo seco predominará, principalmente, em áreas do Centro e Norte de MG, mantendo a restrição hídrica para o milho 2ª safra. Em grande parte de SP, RJ e Sul de MG, há previsão de temporais e volumes de chuva superiores a 30 mm. Em áreas centrais e do Oeste de SP, os acumulados poderão ultrapassar 60 mm, contribuindo para a recuperação e a manutenção da umidade no solo e o desenvolvimento dos cultivos de 2ª safra e inverno, mas deverão reduzir o ritmo da colheita da cana-de-açúcar e do café.

S: Podem ocorrer acumulados de chuva maiores que 30 mm no Norte do PR. Nas demais áreas da região, a previsão é de tempo seco e sem chuvas em praticamente toda a semana. Contudo, devido ao armazenamento de água no solo, as condições continuarão favoráveis para o desenvolvimento dos cultivos de 2ª safra, a semeadura e o início do desenvolvimento dos cultivos de inverno. Há uma pequena possibilidade de ocorrência de geada no início da semana, em áreas de serra.

PROGRESSO DE SAFRA

SOJA

99,2% colhido. No RS, o clima tem colaborado para o avanço da colheita. A dessecação está sendo realizada para adiantar a maturação e reduzir a retenção foliar causada pelo deficit hídrico. Na BA, a colheita foi finalizada com ótimos resultados de produtividade. No MA, as regiões de Imperatriz e Pindaré se aproximam do final da colheita. Na região Leste, a colheita segue em ritmo normal. Em SC, a colheita está quase finalizada, restando menos de 1% de lavouras a serem colhidas. As baixas temperaturas, tem tornado a velocidade da operação mais lenta. Esta condição climática dificulta a redução da umidade dos grãos e a debulha das vagens. Contudo, de forma geral, a cultura encerra esta safra com bons resultados em comparação com a safra passada.

MILHO 2° SAFRA

0,4% colhido. Em MT, a colheita está no início, com bons resultados obtidos. No PR, considera-se que as lavouras estão 91% boas e 9% regulares. A maioria das lavouras encontram-se em boas condições. Em MS, grande parte das lavouras estão em fases críticas, sendo necessário precipitações para a manutenção da produtividade. Em regiões de solos mistos, as lavouras apresentam requeima das folhas baixeiras. Em GO, as lavouras avançam para a fase de enchimento de grãos e início da maturação. Em SP, a cultura está em diferentes estágios de desenvolvimento e a falta de precipitações influencia o potencial produtivo. Em MG, as lavouras semeadas no início do período recomendado mostram bom desempenho. No entanto, as mais tardias, estão com o desenvolvimento comprometido devido ao deficit hídrico. No TO, as lavouras semeadas mais cedo seguem para os estágios finais. As áreas semeadas fora da janela ideal apresentam queda no potencial produtivo devido à redução das chuvas. No MA, as lavouras se encontram em boas condições. A maioria delas está em floração e enchimento de grãos. No PI, há perda de produtividade em algumas áreas devido ao deficit hídrico. No PA, o clima continua favorável, com regime de chuvas equilibrado.

TRIGO

34,6% semeado. No RS, as regiões da Fronteira Oeste, Missões e Alto Uruguai iniciaram a semeadura. As poucas lavouras germinadas apresentam boa emergência e sanidade. No PR, as áreas semeadas encontram-se em desenvolvimento vegetativo e estão em boas condições. Em SC, foi iniciado o plantio na região Oeste. No Planalto, as áreas devem permanecer em pousio até meados de junho. Na BA, a semeadura está concluída e as lavouras tem sido favorecidas pela permanência das boas condições de temperatura e luminosidade. As lavouras estão com boa qualidade. Em GO, a semeadura das lavouras de sequeiro e irrigada está finalizada. As lavouras de sequeiro estão em enchimento de grãos, enquanto as irrigadas estão em desenvolvimento vegetativo. Em MS, grande parte das lavouras estão em desenvolvimento vegetativo, sendo necessário precipitações para o perfilhamento e alongamento das plantas. Em SP, metade das lavouras estão em estágio reprodutivo. Em MG, a semeadura está finalizada. As lavouras desenvolvem-se bem e as mais precoces estão em fase reprodutiva.

Fonte: Conab



 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.