De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, algumas áreas do Rio Grande do Sul receberam chuvas neste domingo (4), melhorando as condições de desenvolvimento do estado. De acordo com o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, produtores gaúchos informaram que era imensa a preocupação com a falta de chuvas. “Há uma tendência de que essa semana no Sul do Brasil seja mais seca”, diz.

Além disso, o tempo também deve ficar seco na Argentina, Paraguai, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e partes de São Paulo. Contudo, Marco explica que, a partir desta quarta-feira (7), há previsão de que as chuvas retornem na maioria dessas regiões. A Argentina, como exceção, deve seguir registrando temperaturas elevadas e tendo dificuldade no desenvolvimento das culturas.

No geral, Marco pontua que o os próximos 15 dias deverão ser de chuvas no Brasil inteiro. “Será um fevereiro com cara de fevereiro. Vai chover bem na faixa central e norte, com menos volume nessa faixa mais ao sul da América do Sul, normal para o período”, destaca.

O agrometeorologista pontua preocupação, contudo, com a colheita da soja. De acordo com ele, as chuvas excessivas por toda a faixa central do Brasil podem atrapalhar a evolução deste trabalho. Por fim, Marco conclui que a segunda quinzena de fevereiro deve seguir o mesmo padrão de chuvas no Brasil, com maior volume de precipitações no Sul do país.

Autor/Fonte: Pedro Carneiro   / Agência SAFRAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.