Vindo de uma sucessão de quebra de recordes de produtividade, o Norte-Americano Alex Harrell, superou as expectativas, surpreendendo a todos com a produtividade de 244,67 sacas/hectare.

Ano passado, Alex Harrell já havia quebrado seu recorde anterior, garantindo por mais um ano o recorde mundial de produtividade da soja. No presente ano, utilizando a cultivar  Pioneer New Z Series P49Z02E, Harrell semeou com espaçamento entre linhas de 76,2 cm, e densidade de semeadura de aproximadamente 272.000 sementes/ha, resultando em um estande final de plantas de 259.460 plantas/ha (FarmProgress, 2024).

Harrell, destaca que, por apresentar problemas anteriores com muita ramificação e quebra de plantas na safra passada, nesta safra o agricultor optou por aumentar a densidade de semeadura, o que contribuiu para reduzir o problema de quebra de plantas.

O solo da área recordista, se diferenciava do solo cultivado no ano anterior por apresentar maior teor de argila. A área campeã apresentava 1,044 hectares, pertencendo a uma área de pivô de 26,3 ha, em Smithville, Geórgia.

Figura 1. Alex Harrell, Campeão mundial de produtividade de soja 2024.

Foto de capa: FarmProgress

Após o estabelecimento da cultura, no estádio V1, Harrell iniciou a coleta semanal de tecido para análise foliar, a qual serviu como base para o ajuste da fertilidade. “Tudo o que nos faltava ou de que precisávamos, fornecíamos através da aplicação foliar ou adição na irrigação” (FarmProgress, 2024).

Agindo de forma preventiva, Harrell manejou pragas e doenças ao longo do ciclo da cultura, realizando aplicações de fungicidas durante o período vegetativo e reprodutivo da soja (R1 e R3).

De acordo com Harrell, mesmo com algumas adversidades climáticas, o clima da região, em especial as temperaturas, auxiliam no crescimento e desenvolvimento vegetal, para a obtenção da produtividade recorde.

Na safra passada (2023), a produtividade alcançada por Harrell foi de 230,9 sc/ha. Já esse ano, o produtor superou essa produtividade, alcançando 244,67 sc/ha. Dentre os fatores que mais contribuíram para a obtenção da produtividade recorde, Harrell chama atenção para o cuidado com o programa nutricional.

Referências:

FARMPROGRESS. 218 BUSHELS BREAKS WORLD-RECORD SOYBEAN YIELD. FarmPress, 2024. Disponível em: < https://www.farmprogress.com/soybean/world-record-soybean-yield-breaks-with-218-bushel-average >, acesso em: 26/09/2024.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.