InícioDestaqueComo escolher a plantadeira ideal para o sucesso do plantio

Como escolher a plantadeira ideal para o sucesso do plantio

A escolha da plantadeira é condição determinante para o sucesso do plantio, e diversos fatores devem ser considerados antes da decisão de compra, entre eles, o tamanho da área agrícola, logística da operação, tipo de cultivo e perfil do produtor.  O equipamento ideal contribui para aumento da produtividade, economia de insumos e eficiência operacional.

“O plantio é o início do ciclo de cultivo e fator primordial na agricultura. Se for feito de maneira errada, a safra já tem início com limitação de produtividade”, destaca Leonardo Plixo, coordenador de Marketing de Plantadeiras e Tecnologia da Massey Ferguson.

O primeiro passo é dimensionar a máquina para o volume de trabalho e à área de plantio. “Com base em uma jornada diária de oito horas, levando em conta uma eficiência média de 75% do tempo dedicado ao plantio, cada linha do equipamento é capaz de plantar em média de 1 hectare a 1,5 hectare. A partir disso, o produtor pode calcular a quantidade de linhas necessárias para atingir seus objetivos e consegue decidir se é mais viável investir em uma máquina para trabalhar dentro da janela de plantio e em um tempo mais reduzido ou se é mais adequado dobrar as jornadas para compensar o número menor de equipamentos”, explica o especialista. 

Para áreas extensas, plantadeiras de maior porte são mais eficientes, pois permitem a operação em larga escala. Além disso, esses modelos possuem sistemas de distribuição de sementes precisos, que contribuem para a uniformidade do plantio e, consequentemente, para um melhor desenvolvimento das plantas. Em áreas menores, equipamentos de menor porte pode ser mais vantajoso por serem mais fácies de manobrar, por exemplo.

A topografia exige máquinas com capacidade de adaptação ao terreno. Nessas situações, é recomendável optar por aquelas com mecanismos de ajuste, como sistemas de controle de profundidade de plantio, permitindo que o equipamento se adapte às variações do terreno, garantindo uma semeadura uniforme.

O tipo de cultivo influencia na escolha. Há modelos que trabalham com culturas de inverno e verão, grãos finos e graúdos. Por exemplo, algumas plantadeiras possuem dispositivos especiais para o plantio de sementes de diferentes tamanhos e formatos, o que pode ser importante dependendo da cultura.

Finalmente, o perfil do agricultor deve ser considerado. Grandes produtores podem investir em plantadeiras com mais tecnologia embarcada, que ofereça sistemas de controle de taxa de semeadura, monitores de produtividade e sistemas de orientação por GPS.

Os pequenos têm à sua disposição modelos menores, mas capazes de fazer a distribuição adequada de sementes e fertilizantes, garantindo um espaçamento correto e uniforme entre as plantas. Essas plantadeiras podem ser ajustadas para atender às particularidades de diferentes culturas e tipos de solo. “É importante encontrar um equilíbrio entre as necessidades do produtor e as capacidades da plantadeira”, salienta Plixo.

Sobre a Massey Ferguson

A Massey Ferguson, marca global pertencente ao grupo AGCO, é a maior exportadora de máquinas agrícolas da América Latina e é referência no mercado brasileiro há seis décadas. Os tratores, colheitadeiras, plantadeiras, implementos, pulverizadores, enfardadoras e produtos e serviços de agricultura de precisão Massey Ferguson são comercializados para mais de 80 países, principalmente África do Sul, Arábia Saudita, Argélia, Argentina, Bolívia, Chile e Paraguai. As fábricas na América do Sul ficam localizadas no Brasil – em Canoas/RS (tratores), Santa Rosa/RS (colheitadeiras), Ibirubá/RS (plantadeiras e implementos), Mogi das Cruzes/SP (tratores, motores, pulverizadores, geradores e laboratório de controle de emissões) e também na Argentina, General Rodriguez/BUE (tratores, colheitadeiras e motores). Mais: www.masseyferguson.com.br

Sobre a AGCO

A AGCO (NYSE:AGCO) é líder mundial em concepção, fabricação e distribuição de máquinas agrícolas e tecnologia para agricultura de precisão. A AGCO entrega valor aos clientes por meio de seu portfólio diferenciado, que inclui marcas como Fendt®, GSI®, Massey Ferguson®, Precision Planting® e Valtra®. Impulsionada por soluções agrícolas inteligentes da Fuse®, a linha completa de equipamentos e serviços da AGCO ajuda os agricultores a alimentar nosso mundo de maneira sustentável. Fundada em 1990 e com sede em Duluth, Geórgia, EUA, a AGCO registrou receita líquida de vendas de aproximadamente US$ 12,7 bilhões em 2022. Para obter mais informações, acesse www.AGCOcorp.com. Para notícias, informações e eventos da empresa, siga-nos no Twitter: @AGCOCorp. Para informações financeiras no Twitter, siga a hashtag #AGCOIR.

Fonte: Assessoria de Imprensa Massey Ferguson



 

Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares