Em vídeo divulgado no canal no Youtube pelo pesquisador Marcelo Gripa Madalosso é abordado sobre como preparar a solução utilizando mancozebe e como resolver possíveis problemas que possam ocorrer com o preparo desse produto.


Volume e ponta de pulverização na deposição da calda e controle de Phakopsora pachyrhizi na cultura da soja


O pesquisador destaca no vídeo a importância da solubilização de produtos que devem ser misturados em água. O agricultor deve estar ciente antes do preparo que vai estar trabalhando com um produto que não é líquido, e que deve ser misturado adequadamente.

No momento da mistura do produto com a água, é preciso solubilizar todas as partículas, que não são líquidas, através da água, que será o meio pelo qual o produto será solubilizado, molhado o produto por completo.

Tem-se algumas estratégias utilizadas atualmente para solubilizar bem esse tipo de produto como a agitação, que já é muito presente no meio rural, ou então o uso de tensoativos, que devem ser utilizados colocando-se primeiro a água, depois um adjuvante tensoativo e por fim adiciona-se o manzobe. Dessa forma, o tensoativo irá quebrar a tensão superficial da água e irá fazer com que essa água tenha maior capacidade para molhar e penetrar nas partículas do produto.

Vale ressaltar também que todo esse preparo deve ser realizado com muita cautela e principalmente com paciência, pois o produto deve ser adicionado na água aos poucos e a agitação deve ser mantida para que a água possa solubilizar o produto.

Se for colocado muito rapidamente e de uma só vez, a água não conseguirá penetrar nas partículas do mancozebe por completo, deixando aglomerados do produto sem que a água tenha penetrado. Isso gera perda de eficiência do produto e aumenta o custo do produtor, que estará desperdiçando o produto e o mesmo será utilizado com menor eficiência e consequentemente o controle não será tão eficaz.

Confira o vídeo abaixo: 


Inscreva-se no canal do pesquisador Marcelo Gripa Madalosso Aqui



 

 

 


Elaboração: Andréia Procedi – Equipe Mais Soja.

1 COMMENT

  1. Adicione o mancozeb em recipiente co água e misturando por algum tempo…ate dissolver e virar uma pasta…ai sim colocar no glastanq….

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.