Por Ivan Ramos diretor-executivo da Fecoagro/SC
A Fecoagro desde sua fundação, há 47 anos, tem estado presente, direta ou indiretamente, em todas as atividades de interesse do setor agropecuário e cooperativista, não apenas em nosso Estado como em diversas regiões do país. Suas atribuições deliberadas democraticamente e participativa pelas suas cooperativas filiadas, têm fortalecido sua estrutura em busca dos resultados preconizados, embora nem sempre atingindo o planejado, devido a contingências externas.
Nosso sistema de governança é profissional, mas que as cooperativas filiadas acompanham integral e permanentemente as ações definidas estrategicamente, o que nos proporciona segurança, solidez, cumplicidade, e pertencimento de todas as cooperativas integradas. A Fecoagro tem sido polivalente nos seus trabalhos, sempre sintonizada com as aspirações do seu público alvo, atuando em diversas áreas. Algumas de repercussão econômica bem maior, e consequentemente correndo maiores riscos; e outras não tão expressivas economicamente, mas que oferece resultados concretos aos cooperados e ao sistema cooperativo.
Nossa estrutura operacional e gerencial difere de muitas outras instituições do gênero, pois além de atuarmos na representação institucional do cooperativismo agropecuário, e por extensão em outros ramos correlatos, também participamos dos negócios que interessam as cooperativas e aos agricultores.
A Central de Negócios, atividade que já está enraizada, a cada ano tem melhores resultados oferecidos às cooperativas. Nossa parceria com o governo estadual na operação do programa Terra Boa, o Troca-Troca, atendeu em 2022 mais de 70 mil agricultores com repasse de subsídios de aproximadamente R$ 85 milhões. Já o Sistema de Comunicação é reconhecido Brasil afora, pela qualidade de conteúdo e abrangência em múltiplas plataformas de mídias. Por fim, a indústria de processamento de fertilizantes, além da regulagem dos preços no mercado, ofereceu novas tecnologias em fertilizantes que já são reconhecidos e valorizadas não apenas no mercado local, como interestadual e internacional. Além disso, a Fecoagro tem sido uma estimuladora junto com as demais entidades do agro, nas reivindicações na esfera administrativa e políticas institucionais.
Em 2022, tivemos ação no setor político eleitoral quando coube a Fecoagro, em consonância com as demais entidades do agro, liderar um movimento de conscientização no agronegócio e no cooperativismo para que, independentemente de cor partidária, houvesse apoio a candidatos afinados com nosso setor. Os resultados foram positivos, embora nem todas as candidaturas tivessem alcançado sucesso.
Portanto, a Fecoagro esteve presente em diversas esferas, apesar de que nem sempre se venceu em tudo, porém, apoio, esforço e dedicação não faltaram. O saldo tem sido positivo e as expectativas para 2023 em diante se mostram mais promissoras. Fizemos a nossa parte, apesar dos contratempos, e continuamos sempre dispostos a cooperar, enfrentar e superar obstáculos. Nosso trabalho é de união e integração, porque juntos somos mais fortes!
Fonte: Fecoagro/SC