Em busca de melhorar a qualificação profissional e obter melhores condições de trabalho e rendimento, profissionais graduados veem na pós-graduação uma oportunidade de aumentar suas capacidades profissionais, a um curto prazo. Além disso, a pós-graduação vem sendo observada como uma oportunidade de se destacar no mercado de trabalho, como uma “vantagem competitiva”, influenciando indiretamente a empregabilidade, a evolução no plano de carreira de muitos profissionais.

Considerando que 18,4% dos brasileiros possuem ensino superior, e uma parcela significativa dessas graduações apresenta relação com áreas da agricultura (IBGE, 2022), o aumento no nível técnico e profissional é indispensável para uma carreira de sucesso no agro, tornando necessário ir além da graduação.

O impacto da pós-graduação é observado diretamente no ganho salarial dos profissionais que investem nessa formação. De acordo com o economista Naercio Menezes Filho, pesquisador do Insper, o rendimento salarial médio de quem vai além da graduação, tende a ser quase o dobro de quem conclui o ensino superior  (InfoMoney, 2025).

Atrelado a esse cenário, observa-se que, em comparação com anos anteriores, o rendimento médio de profissionais com apenas ensino superior apresentou queda entre 2001 e 2024. Em contrapartida, os salários de quem possui pós-graduação mantiveram-se mais estáveis, sem variações abruptas.

Em termos percentuais, considerando o rendimento médio por nível de instrução (em R$), em 2001 a pós-graduação já representava um acréscimo de 39% em relação à graduação, ou seja, profissionais pós-graduados ganhavam, em média, 39% a mais que os graduados. Em 2024, essa diferença tornou-se ainda maior: com a redução da média salarial dos profissionais apenas graduados, a pós-graduação passou a representar um aumento de 87% na remuneração, quando comparada aos que possuem somente graduação (Faculdade Nonovoeste, 2025).

Figura 1. Rendimento médio por nível de instrução (em R$), em 2001 e 2004. Porcentagens indicam incremento de rendimento em relação ao nível anterior.
Adaptado: Faculdade Nonovoeste (2025)

Sobretudo, uma das dificuldades e limitações encontradas por profissionais graduados em realizar a pós-graduação é a falta de cursos alinhados a realidade profissional, a dificuldade de acesso e o elevado custo de alguns programas de pós-graduação. Para mitigar essas limitações e permitir que profissionais do setor agro avancem além da formação de graduação, o +Soja disponibiliza cursos de pós-graduação estruturados com foco no desempenho profissional. As matrizes curriculares são orientadas à aplicação prática no campo, integrando fundamentos técnicos e casos reais. Os programas são ofertados integralmente na modalidade on-line, ampliando o acesso de profissionais de diferentes regiões do país a uma formação qualificada, economicamente viável e com certificação reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Clique no banner abaixo e fale com um de nossos consultores para garantir sua vaga nos programas de pós-graduação do +Soja.

Referências:

FACULDADE NOVOESTE. SALÁRIO DE QUEM TEM PÓS É QUASE O DOBRO DO GANHO DE QUEM SÓ TEM GRADUAÇÃO, MOSTRA PESQUISA. Campo Grande, MS: Faculdade NOVOESTE, 2025. Disponível em: < https://www.novoeste.edu.br/salario-de-quem-tem-pos-e-quase-o-dobro-do-ganho-de-quem-so-tem-graduacao-mostra-pesquisa >, acesso em: 31/12/2025.

INFOMONEY. SALÁRIO DE QUEM TEM PÓS É QUASE DOBRO DO GANHO DE QUEM SÓ TEM GRADUAÇÃO, DIZ PESQUISA. Agência O Globo, 08 jun. 2025. Disponível em: https://www.infomoney.com.br/carreira/salario-de-quem-tem-pos-e-quase-dobro-do-ganho-de-quem-so-tem-graduacao-diz-pesquisa/. Acesso em: 31/12/2025.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA. PANORAMA. IBGE, 2022. Disponível em: < https://censo2022.ibge.gov.br/panorama/ >, acesso em:  31/12/2025.

Foto de capa: Wenderson Araujo – CNA Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.