InícioDestaqueComo garantir alta produtividade no agronegócio brasileiro? A relação entre fertilidade e...

Como garantir alta produtividade no agronegócio brasileiro? A relação entre fertilidade e produtividade

Autor: TMF Fertilizantes Inteligentes

A análise do solo e a produtividade estão diretamente relacionadas. Claro que o desenvolvimento saudável da planta não depende exclusivamente do solo, mas as boas taxas de fertilidade são responsáveis por cerca de 50% dos ganhos de produtividade das culturas.

Isso é possível já que a análise do solo permite criar um plano completo de gestão de nutrientes para a safra. E quando a planta absorve todos os macro e micronutrientes e essenciais para o seu desenvolvimento, o resultado pode ser observado no aumento da produtividade da lavoura.

Em suma, os métodos de correção de fertilidade do solo, por meio da análise do solo, permitem cultivos de alta produtividade e melhor aproveitamento dos recursos investidos, além da preservação dos ecossistemas, já que a necessidade de terras para
produzir será menor.

Mas para alcançar a máxima produtividade, é importante realizar um ciclo a fim de avaliar todo o processo e garantir boas práticas que vão resultar em um aumento significativo da produtividade. De maneira resumida, o ciclo pode ser definido da seguinte maneira:

  1. PLANEJAR: Realizar o diagnóstico do problema e levantar informações para estabelecer objetivos e metas;
  2. FAZER: Colocar a estratégia para alta produtividade em prática;
  3. VERIFICAR: Confirmar se o que foi planejado já está implantado, além de comparar os resultados entre o antes e o depois e o alcance da meta proposta;
  4. AGIR: Agir e refletir sobre o caminho a ser tomado a o término do ciclo.

Confira o E-book completo aqui


Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares