Segundo dados da Scot Consultoria, o preço médio de terras agrícolas apresentou um aumento de 113% entre 2019 e 2024.
Isso fez com que mais investidores começassem a aplicar seu dinheiro em imóveis rurais para trabalhar na área, tendo em vista as boas margens de lucro.
Apesar da alta no preço, a procura por imóveis nessa região não diminuiu, muito pelo contrário, pois a procura por aluguel de casas em Ribeirão Preto, por exemplo, tem crescido mais a cada dia.
Bom, agora você deve estar se perguntando: como o agronegócio está valorizando o mercado imobiliário no interior de SP?
Para saber a resposta dessa pergunta, continue acompanhando este artigo, que vamos te explicar em detalhes como essa valorização funciona!
Expansão urbana e industrial
O estado de São Paulo está crescendo a cada ano e muitas cidades da região metropolitana estão recebendo cada vez mais moradores.
Para suprir a demanda populacional, muitos imóveis estão sendo construídos perto das fronteiras urbanas, o que fez com que as zonas rurais passassem a se transformar em áreas urbanas.
Aliás, muitas pessoas que trabalham com agronegócio costumam ter imóveis nessas regiões, muito por conta da proximidade, o que ajuda a elevar os preços devido à alta procura.
Outro fator é que, a expansão urbana em áreas rurais faz com que diversos proprietários vendam seus terrenos por metro quadrado e não por alqueire ou hectare, como é comum.
Investimentos no agronegócio
Pode até parecer óbvio, mas o investimento no agronegócio está fazendo com que o mercado imobiliário dessas regiões passe por uma valorização.
Este ramo está em crescimento no Brasil a muitos e muitos anos, e quem tem bastante dinheiro para investir sabe que os retornos costumam ser bem altos.
Porém, diversos investidores do ramo também procuram por imóveis nessas regiões, tanto para viver quanto para investir.
E aí que vem aquela famosa máxima do mercado imobiliário: quanto maior a procura, maiores serão os preços dos imóveis.
Logística e boa localização
A boa localização de muitas zonas rurais é outro fator que ajuda na valorização dos imóveis em regiões do interior de SP.
Muitas cidades são tidas como localizações estratégicas, tendo em vista que estão próximas de grandes cidades, portos e de grandes mercados de consumidores.
Isso não só facilita a logística como também ajuda os pecuaristas e fazendeiros a economizar com gastos de locomoção, que costumam ser bem altos.
Aliás, muitas cidades estão investindo em infraestrutura logística justamente para ajudar no agronegócio, o que consequentemente afeta o mercado imobiliário e aumenta a valorização dos imóveis nessas regiões.
Crescimento das agroindústrias
Nos últimos anos, o mercado de agroindústrias cresceu significativamente no Brasil, o que fez com que o valor dos imóveis rurais crescesse.
Para quem não sabe, agroindústria são empresas que transformam produtos agrícolas em diversos bens industrializados, como por exemplo, leite, manteiga, carne, farinha de trigo, entre outros.
Essas agroindústrias normalmente precisam de uma mão de obra grande, o que faz com que muitas pessoas se mudem para cidades do interior em busca de empregos.
Com a mudança, vem um aumento na demanda por imóveis, e com isso, as casas e apartamentos passam por uma valorização.
Valorizam de fazenda e chácaras
Como já falamos neste texto, o agronegócio tem um grande potencial de gerar lucros altíssimos para quem tem dinheiro para investir.
Com isso, fazendas, chácaras e outros terrenos rurais passaram por uma valorização nas últimas décadas.
Como consequência, os imóveis das cidades do interior de São Paulo também acabam valorizando, o que atrai também investidores do mercado imobiliário na região.
Gostou do artigo? Então compartilhe ele com seus amigos e familiares para que eles também possam entender como o agronegócio está valorizando o mercado imobiliário no interior de São Paulo!
Fonte: Assessoria de Imprensa