InícioDestaqueConab: Progresso de safra 2023/24. Soja chega a 40% da área já...

Conab: Progresso de safra 2023/24. Soja chega a 40% da área já semeada

Previsão Agrometeorológica* (30/10/2023 a 06/11/2023)

N-NE: São previstas chuvas com volumes maiores que 40 mm no Oeste do AM e, pontualmente, no AC, RR, PA e TO. Nas demais áreas da região Norte e em grande parte do Nordeste, predominará o tempo seco, sem chuva, favorecendo a colheita do milho terceira safra no Sealba. No Matopiba, a baixa umidade no solo continuará restringindo a evolução da semeadura dos cultivos de primeira safra, mas há possibilidade de chuvas localizadas e passageiras.

CO: Há previsão de dias quentes, com pancadas de chuva no fim da tarde, podendo acumular volumes superiores a 50 mm em áreas de GO e MS. No Sudoeste e Leste de MS, e no Sul de GO, as condições de umidade no solo deverão ser favoráveis para a semeadura e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra. No restante da região, permanecerá a condição de restrição hídrica.

SE: São esperados acumulados de chuva expressivos em áreas de SP, RJ e Centro-Sul de MG, com valores que podem ultrapassar 60 mm, o que contribuirá para a elevação da umidade no solo, a semeadura e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra, além da floração e formação dos chumbinhos do café. A partir de sexta-feira, há previsão de chuvas passageiras no Norte do ES e de MG.

S: Estão previstas precipitações significativas até sexta-feira, com possibilidade de queda de granizo, raios e rajadas de vento. O trigo, predominantemente em maturação e colheita, continuará sendo impactado pelo excesso de chuvas, além da semeadura e do desenvolvimento do arroz nas áreas com chuvas mais frequentes. Com exceção de algumas regiões do PR, a maioria dos cultivos de primeira safra serão favorecidos pela umidade no solo.

PROGRESSO DA SAFRA 2023/24

Soja

40,0% semeado. Em MT, a semeadura avançou com a ocorrência de chuvas mais significativas, contudo o progresso de semeadura está abaixo da safra passada. Apesar da instabilidade climática e de replantios em diversas regiões, as lavouras apresentam bom desenvolvimento. No RS, os dias de sol permitiram o avanço na semeadura e nos tratos culturais. No PR, a maioria das lavouras está em bom desenvolvimento, no entanto, no Extremo-Oeste e Norte, algumas lavouras têm o seu desenvolvimento atrasado devido às baixas precipitações. Em GO, as chuvas permitiram o progresso da semeadura e melhoraram as condições das lavouras. Em MS, o aumento da umidade no solo favoreceu a evolução do plantio, ainda assim, na região Centro-Norte, a estiagem impacta algumas lavouras. Em MG, o plantio está atrasado em relação à safra passada, no entanto o aumento das precipitações tem favorecido e acelerado os trabalhos de implantação das lavouras. Em SP, o excesso de chuvas e o solo encharcado têm comprometido a evolução da semeadura. No TO, o retorno das precipitações, mesmo que irregular, permitiu o avanço da área semeada. Em SC, o plantio avançou lentamente. As chuvas intensas causaram a erosão e a desuniformidade na emergência nas áreas semeadas.

Milho 1° safra

37,2% semeado. Em MG, o plantio avançou nas áreas de sequeiro em virtude das chuvas mais regulares nas principais regiões produtoras. No RS, o tempo firme permitiu o retorno dos tratos culturais nas lavouras semeadas em setembro, além do avanço da semeadura em todo o estado. As lavouras foram beneficiadas pela boa radiação solar. No PR, a semeadura alcançou mais de 90% da área estimada e a maioria das áreas apresenta bom desenvolvimento. Entretanto, o excesso de chuvas tem provocado erosão, falhas de germinação e prejudicado os tratos culturais. Em SC, as volumosas precipitações têm gerado erosões, alagamentos de baixadas e prejudicado o estabelecimento inicial das áreas recém semeadas, além da evolução da semeadura e dos tratos culturais. Em SP, o plantio progrediu e atingiu 30% da área prevista.

Fonte: Conab



Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares